SESI paranaense inicia novas turmas no projeto ViraVida

Curitiba – O Serviço Social da Indústria do Paraná (SESI/PR) realiza em Curitiba, Londrina e Foz do Iguaçu, a aula inaugural da segunda turma do projeto ViraVida, que oferece capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho a jovens e adolescentes em situação de exploração sexual. Mais 60 jovens iniciam as atividades. Na capital e em Foz haverá, também, a formatura de 24 alunos da primeira turma.

Em Curitiba a aula é realizada nesta quarta-feira, 30 de novembro, das 15h00 às 17h00, a aula inaugural para 13 jovens e formatura de 15 alunos na unidade do SESI/PR de Boqueirão. Em Londrina e Foz do Iguaçu as aulas serão realizadas na quinta-feira, 1º de dezembro, para 21 jovens, e na sexta-feira, 2 de novembro, para 26 jovens.

O presidente do Conselho Nacional do SESI, idealizador do ViraVida, Jair Meneguelli, participará das solenidades nas três cidades. O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Edson Campagnolo, participa do evento em Curitiba.

O ViraVida é dirigido a meninos e meninas de 16 a 21 anos, de famílias de baixa renda, que residem nas periferias de grandes centros, em situação de vulnerabilidade social. Para atender esse público, o projeto recebe o apoio das instituições do Sistema S, prefeituras, órgãos governamentais, ONGs e de instituições que atendem jovens com esse perfil.

Iniciado há quase quatro anos, o ViraVida está em 13 estados e 16 cidades. A meta é chegar a todos os estados. Hoje 795 alunos concluíram os cursos e 893 estão em processo de formação. Dos que concluíram 582 estão inseridos no mercado de trabalho e os demais participam de processos de seleção e aperfeiçoamento profissional.

O SESI/PR coordena as atividades no estado com apoio de uma equipe multidisciplinar formada por pedagogos, psicólogos e assistentes sociais. São parceiros o governo estadual, prefeituras de Curitiba, Foz do Iguaçu e Londrina – por meio das secretarias municipais de Ação Social, além doServiço Nacional de Aprendizagem Industrial do Paraná (SENAI/PR) e agências locais do Serviço Social do Comércio/Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Sesc/Senac), Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e empresas.

Os cursos combinam formação profissional e educação básica com abordagem de temas como cidadania, saúde, doenças sexualmente transmissíveis, cuidados com o corpo e orçamento familiar. Durante o processo de formação e qualificação profissional, que dura cerca de um ano, eles recebem uma bolsa de R$ 500,00, dos quais 20% ficam retidos em uma poupança, resgatável ao final do processo.

Um grande diferencial do ViraVida é a participação do setor produtivo, que promove a inserção dos jovens no mercado de trabalho. O Sistema S investe na capacitação e formação dos jovens e as empresas recebem profissionais prontos para trabalhar.

Fonte: Agência CNI