Governo reduz IPI de eletrodomésticos para estimular consumo

Brasília – O Diário Oficial da União publica hoje (1º) em edição extraordinária a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de eletrodomésticos da chamada linha branca. O IPI do fogão, por exemplo, cairá de 4% para 0%. A geladeira terá o imposto reduzido de 15% para 5% e a máquina de lavar, de 20% para 10%. No caso de máquinas de lavar semiautomáticas (tanquinhos), a redução será de 10% para 0%. As medidas também valem para os estoques nas lojas e vão vigorar até 31 de março de 2012.

O governo reduzirá ainda o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) cobrado sobre o financiamento ao consumo de 3% para 2,5%, anunciou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, em entrevista coletiva para detalhar as medidas, que visam a incentivar o consumo.

Também participa da entrevista o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel. As medidas ajudarão o Brasil a enfrentar a crise mundial com estímulos à produção e ao emprego.

Presidente da associação de fabricantes de eletrônicos defende medidas de crédito para o varejo

O presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Lourival Kiçula, disse há pouco que o governo precisa pensar em crédito para o varejo. Kiçula está no Ministério da Fazenda, em Brasília, onde serão anunciadas medidas de incentivo ao consumo pelos ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel.

“Nós fomos convidados para vir aqui com a expectativa de que haja alguma medida interessante. O ministro andou pesquisando, vendo o mercado e os produtos. Pode ser uma porção de coisas. A nossa expectativa é que seja alguma coisa que movimente mais o mercado e diminua o custo”, disse Kiçula ao chegar ao evento.

Ele também informou que tem observado uma diminuição das vendas da indústria para o varejo. “O ministro não acenou com nada até agora, mas acho que realmente pensar em crédito para o varejo é formidável porque faz com que a bola gire mais rapidamente”, destacou.

Fonte: ABr