Após muitos anos de lançado o projeto que previa a instalação de um centro tecnológico que desse suporte técnico às indústrias e qualificação profissional aos empregados, vemos o sonho se tornar realidade, será inaugurado no próximo dia 15, em Campo Largo, o Centro de Ciências e Tecnologias Cerâmicas do Paraná – CESTEC. O Centro funcionará em um dos barracões cedidos pela Prefeitura no local onde funcionava a antiga Cerâmica Iguaçu.
O projeto inicial do Cestec é do Sindilouça/PR, na luta pela concretização deste sonho, o sindicato contou com o apoio e participação do Arranjo Produtivo da Louça para fortalecer as reivindicações que foram apresentadas em dezenas de encontros com as entidades Senai, Senac e prefeitura.
Objetivos
Entre os objetivos do Cestec estão: a formação e aperfeiçoamento de profissionais do setor cerâmico, análise e caracterização de matérias primas cerâmicas, desenvolvimento de formulações, caracterização de produtos, desenvolvimento e adequações de processos, ensaios normativos, certificação de produtos, realização de pesquisa científica, desenvolvimento e transferência de tecnologia, promover e disseminar conhecimentos científicos através de divulgação de trabalhos técnicos, representar o setor cerâmico em convênios com entidades nacionais e internacionais e realizar consultoria técnica-científica.
Parcerias
O governo do Paraná investiu R$ 400 mil em equipamentos e a empresa Pial Legrand também doou equipamentos da sua área de cerâmica que foi desativado. Fazem parte do CESTEC as seguintes instituições: Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Universidade Federal do Paraná – UFPR, Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, o Município de Campo Largo, SENAI-PR, Minerais do Paraná – MINEROPAR, Consórcio entre Regiões Italianas e os Estados do Brasil (CRISB) e o Centro di Cultura Italiana Paraná/Santa Catarina (CCI).
Serviço:
Inauguração: Centro Cerâmico de Campo Largo
Data:15/12/11
Horário: l5 horas
Local: Campo Largo – Antiga Cerâmica Iguaçu
Outras informações: Sindilouça/PR
Fone:41-32922482
Fonte: Imprensa Sindilouça/ c/ informações Depcom