O prêmio recebeu este ano 353 inscrições em todo o país nas cinco categorias em disputa, sendo 110 na região Sul
Curitiba – Os Observatórios Serviço Social da Indústria (SESI) , Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL) do Paraná venceram a etapa Sul do Prêmio Finep 2011 na categoria Instituição Científica & Tecnológica. Essa é primeira vez que instituições do Sistema Indústria conquistam o prêmio. Com o prêmio regional, o projeto Observatórios terá R$ 500 mil em recursos não-reembolsáveis para aplicar em novas pesquisas, e concorrerá ao Prêmio Nacional, cujos vencedores serão anunciados no dia 15 de dezembro, em Brasília.
Criados em 2004 pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), os Observatórios SESI, SENAI e IEL do Paraná trabalham em projetos de pesquisa, prospecção, difusão de novas tecnologias e articulação que visam o desenvolvimento industrial sustentável. “Somos uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de diferentes níveis de formação e áreas do conhecimento”, define a gerente dos Observatórios, Marília de Souza.
“Fazemos estudos de futuro para o desenvolvimento da indústria paranaense. Planejamos estratégias compartilhadas com representantes de diferentes setores na busca de soluções que atendam aos interesses coletivos da sociedade. Promovemos articulações entre organizações públicas e privadas para fortalecer as interações e promover inovações”, disse Marília.
Com esse trabalho, os Observatórios atenderam aos critérios da banca avaliadora do prêmio, que reconhece características como o esforço em capacitação de pessoas, impactos em geral do projeto para a sociedade, volume de recursos investidos em inovação e parcerias construídas.
DESTAQUE – Um dos projetos de maior destaque dos Observatórios do Paraná são as Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense. O projeto, criado em 2006, traça mapas dos caminhos a serem percorridos em direção a um futuro sustentável para o Paraná. Os Roadmapings do projeto foram concebidos para apoiar a formulação e implementação de estratégias que permitem à indústria avançar em direção ao futuro desejado.
As áreas que já tiveram seus Roadmaps desenvolvidos são indústria agroalimentar, biotecnologia agrícola e florestal, biotecnologia animal, energia, meio ambiente, metal mecânica, microtecnologia, papel e celulose, plástico, produtos de consumo, saúde, turismo e construção civil.
Outras quatro empresas paranaenses também subiram ao pódio na cerimônia de entrega da 14ª edição do Prêmio Finep, realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). A Herbarium Laboratório Botânico ficou em terceiro lugar na categoria Média Empresa; a Associação de Artesanato e Estilo (ARTEST) e a Associação Aliança Empreendedora levaram o segundo e terceiro lugar, respectivamente, na categoria Tecnologia Social.
Fonte: Agência CNI