Empresários, entidades e gestores públicos de Curitiba ensinam que transformação urbana depende da união de esforços
Dois grupos de empresários de Uberaba, Minas Gerais, estiveram em Curitiba em 2010 e 2011 para conhecer a proposta de revitalização do centro comercial, uma iniciativa pioneira do Sebrae/PR, Sistema Fecomércio-SESC-SENAC/PR e Prefeitura de Curitiba. As visitas técnicas, organizadas pelo Sebrae/MG e Sebrae/PR, auxiliaram os empresários do comércio, assistidos pela entidade, a entenderem a importância e necessidade de se revitalizar o comércio de rua.
“A experiência desenvolvida na capital paranaense, no entorno do antigo Paço Municipal de Curitiba, virou referência e hoje é modelo para diversas cidades brasileiras”, diz Walderes Bello, consultora do Sebrae/PR e gestora do Projeto Revitalização do Entorno do Paço da Liberdade SESC Paraná. A consultora do Sebrae/PR calcula que, entre 2010 e 2011, a região tenha sido visitada por 20 comitivas técnicas de várias localidades, compostas por empresários, lideranças e gestores públicos.
Localizada a 480 quilômetros da capital Belo Horizonte, Uberaba, inspirada no modelo paranaense, iniciou, no segundo semestre deste ano, um grande projeto de revitalização do anel central. Como ocorreu em Curitiba, as intervenções visam valorizar as edificações históricas e os estabelecimentos comerciais, de forma a propiciar as atividades relacionadas à cultura e ao lazer. A consultora do Sebrae/MG, Andrea Lima, explica que há três grupos de empresários envolvidos com propostas de remodelação do comércio de Rua em Uberaba, um na área central e outros dois em bairros da cidade.
A consultora do Sebrae/MG destaca que a lição aprendida com o Projeto Revitalização do Entorno do Paço da Liberdade é que o sucesso da iniciativa, de revitalização de espaços comerciais, depende da atuação conjunta de empresários, entidades de representação e poder público. “Por permanecer muito tempo sem novidades, o comércio da região central de Uberaba deixou de ser atrativo. Então, os clientes passaram a fazer suas compras nos próprios bairros e no shopping”, explica.
Walderes Bello ensina que a revitalização urbana e a capacitação dos lojistas são elementos que contribuíram para que a região do entorno do Paço Municipal se transformasse em grande centro de referência cultural, turística e comercial, um shopping a céu aberto muito atrativo. “Quando atuamos com o comércio de rua, levamos os empresários a olhar o espaço onde estão inseridos de forma mais ampla e integrada. A revitalização do Paço é um processo contínuo de melhorias, que deve durar muitos anos ainda e, talvez, não tenha fim”, explica Walderes Bello.
“As mudanças, que ainda ocorrem, estimulam a circulação de consumidores e turistas com segurança. Se empresários, poder público e entidades não atuassem de forma aliada, o resultado alcançado seria provavelmente diferente, talvez, teríamos apenas lojas melhor gerenciadas ou apenas calçadas melhoradas. As parcerias foram fundamentais para iniciar o processo de transformação e atratividade da região.
Experiências
O empresário Fulvio Ferreira, da Opção Joias, elogiou a atuação do poder público no projeto. O comerciante esteve em Curitiba visitando o entorno do Paço da Liberdade e surpreendeu-se com o respeito de grandes e pequenas empresas às regras de comunicação visual dos estabelecimentos. Percebi que o sucesso da proposta de Curitiba deu-se pelo jogo do ganha-ganha. Notei que todos os envolvidos fizeram sua parte. A conservação dos prédios históricos mostra a força do poder público em Curitiba. Por outro lado, vi também que uma parcela dos empresários atuou de forma conjunta para que a reforma acontecesse e, hoje, ajudam a preservar a região”, destacou.
Ildeu Nunes, da Stylo Modas, diz que conseguiu aproveitar várias ideias aplicadas em Curitiba na área interna de seu estabelecimento. O comerciante elogiou a qualidade e espaço das calçadas da Rua Riachuelo e considera que a solução atenderia a necessidade de revitalização do centro de Uberaba. “Nosso grande problema é a poluição visual da região. Cada comércio mantém sua fachada de um jeito diferente. Se cada um fizer sua parte, poderemos ter um comércio mais atrativo e melhor aproveitamento dos espaços comerciais”. Nunes acredita que o varejo precisa se renovar constantemente e a repaginação de espaços urbanos deve seguir essa mesma premissa.
Angelo Crema, outro empresário de Uberaba, relata que a visita técnica a capital do Paraná, mostrou-lhe que um comércio de rua despoluído traz muitas vantagens para comerciantes e consumidores. O comerciante diz que é completamente a favor da revitalização do centro de Uberaba. “É possível e maravilhoso ter uma região comercial central despoluída e planejada. Isso facilita a locomoção de idosos e cadeirantes e até o transporte de mercadorias. Quando tudo está organizado e agradável, os clientes não sentem vontade de voltar para casa. Aproveitam o bem-estar para fazerem negócios ou até mesmo para um bate-papo”, afirma.
Para a consultora do Sebrae/PR, Walderes Bello, o exemplo de Curitiba, na revitalização de espaços comerciais, é motivo de satisfação. “Sobretudo porque vemos, nessas missões técnicas, que vêm visitar o centro comercial da cidade, empresários de outros estados estimulados com a proposta, empresários que, com ajuda técnica de entidades como o Sebrae e Federação do Comércio, apostam na transformação do comércio e na sua modernização. Revitalizados, esses espaços passam a atender melhor. Com isso ganham os empresários, os consumidores e a sociedade em geral”, afirma a consultora do Sebrae/PR.
Fonte: ASN/PR