Ônibus foi doado pela prefeitura de Curitiba e já está no Senai CIC. Biarticulado será transformado em sala de aula e será equipado para oferecer cursos nas áreas automotiva, costura industrial e construção
O diretor regional do Senai, Marco Secco, e o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, recebem o biarticulado (Rogério Theodorovy)
Um ônibus biarticulado doado pela URBS ao Senai Paraná permitirá à entidade reforçar a qualificação profissional levada aos trabalhadores através de ações móveis. O biarticulado, que compunha a frota do transporte urbano de Curitiba, será agora transformado em sala de aula, para até 20 lugares, e abrigará também uma oficina equipada com máquinas para ministrar cursos nas áreas de automotiva, costura industrial e construção.
O ônibus já está na unidade do Senai da Cidade Industrial de Curitiba (CIC). O veículo foi levado quarta-feira (21) e recebido pelo presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, e pelo diretor regional do Senai-PR, Marco Secco. O ato de formalização da transferência foi assinado pelo diretor da Secretaria Municipal de Administração (SMAD), Marcelo de Souza Bremer, com a presença dos representantes da Urbs, Marcelo Gusso e Deise Buratto.
“O ônibus fazia parte da frota operante e era propriedade do município”, explicou Bremer. O biarticulado é de 1995 e durante 12 anos transportou passageiros nas linhas de Santa Cândida-Capão Raso e Pinheirinho-Rui Barbosa.
No encontro, o presidente do Sistema Fiep lembrou que as ações móveis permitem ampliar muito o alcance da qualificação profissional ofertada pelo Senai. “O biarticulado será utilizado em Curitiba e Região Metropolitana, levando cursos onde o Senai não possui unidade física. Desta forma, será possível aumentar o número de pessoas atendidas pelo Senai”, disse ele.
Edson Campagnolo e os parceiros da Urbs e prefeitura
O biarticulado começará a funcionar como sala de aula a partir do segundo semestre de 2012. Segundo Marco Secco, serão ofertados cursos de qualificação, com duração de até 160 horas. “A oferta vai depender da demanda específica dos bairros e municípios da Região Metropolitana. Os cursos serão realizados em parceria com empresas, escolas e associações, que disponibilizam espaço para que o ônibus fique estacionado”, explicou.Educação além da sala de aula
As Ações Moveis do Senai permitem levar qualificação e aperfeiçoamento profissional a locais onde a entidade não possui unidade física. Elas são compostas por kits didáticos e unidades móveis. Os kits são formados por ferramentas, equipamentos e bancadas, que permitem a realização de aulas práticas, nas áreas automotiva, construção civil e costura industrial, nos mais diferentes locais, como diretamente nas indústrias, em espaços cedidos pelas prefeituras e outras entidades. São 50 kits em todo o Estado, que devem qualificar 10 mil pessoas por ano.
Já as unidades móveis são veículos adaptados como verdadeiras salas de aula para ensino profissional, tanto na parte teórica como prática. São cinco semireboques, utilizados pelo Senai Paraná para formação profissional nas áreas de panificação, refrigeração, celulose e papel e espaço confinado e trabalho em altura. Há também quatro vans na área florestal, de eficiência energética, de madeira e mobiliário e de têxtil e vestuário.
Fonte: Agência FIEP / Fotos:Rogério Theodorovy