Em função das chuvas, governo acompanha com atenção situação de MG, ES e RJ, diz secretário de Defesa Civil

O secretário-adjunto de Defesa Civil, Ivan Ramos, informou hoje (3) que o governo federal acompanha regularmente e com atenção a situação dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, castigados por fortes chuvas nos últimos dias, e que tem R$ 450 milhões à disposição dos municípios em situação de emergência. A informação foi divulgada após reunião nesta tarde entre a ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Gleisi Hoffmann, e representantes dos Ministérios da Integração Nacional e Ciência, Tecnologia e Inovação e da Defesa Civil.

Ramos disse que os recursos não foram liberados porque ainda não houve pedido formal dos governos dos estados. Ele explicou que, caso os recursos sejam solicitados, a liberação ocorre entre cinco e dez dias após a formalização.

“Nosso trabalho é garantir que a população seja protegida”, frisou.

Clique na foto para acessar o vídeo

O secretário destacou a atuação, desde o último dia 2 de dezembro, dos Centros Nacionais de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais e de Gerenciamento de Riscos. Articulados diretamente com a Defesa Civil dos estados, os órgãos emitem alertas de risco de deslizamentos, enxurradas e inundações para que ações emergenciais sejam tomadas e a população retirada das zonas de risco.

Segundo Ramos, foi instalado ontem (2) no Rio de Janeiro um centro local de alerta de desastres naturais. Amanhã (4) é a vez do Minas Gerais e, na próxima quinta-feira (5), do Espírito Santo receber uma unidade.

“É um trabalho integrado com o centro nacional. A partir dos alertas nacionais, os técnicos avaliam a situação no campo, com o objetivo de fornecer informações para a tomada de decisões estratégicas. É uma medida inovadora e que certamente será contínua daqui para frente. Nosso trabalho é para que tenhamos um período chuvoso menos crítico”, concluiu.

Fonte: Blog do Planalto