Vacina contra hepatite é ainda mais indicada no verão

De cada  mil adultos que vão à praia, de três a cinco são infectados pelo  vírus

O verão costuma  ser a estação de maior ocorrência de hepatite A. De cada mil adultos expostos a  uma área de risco, como é o caso das praias, de três a cinco apresentarão a  doença. Por isso, a vacinação é ainda mais indicada neste período do ano. É o  que alerta Jaime Rocha (CRM 17.227), infectologista do Frischmann  Aisengart.

Segundo Rocha, a  hepatite A é contraída por infecção fecal-oral, principalmente decorrente de  alimentos mal lavados e água contaminada. “Sabemos que no litoral nem sempre  contamos com as condições de higiene ideais. É aí que a incidência do vírus  cresce”, explica. A hepatite A costuma ser um pouco mais leve nas crianças e  mais grave nos adultos, podendo até levar a óbito. O quadro típico apresenta  náusea e vômito, mal-estar, febre, perda de apetite, fezes mais claras e um  amarelão no corpo e nos olhos. Já a hepatite B é transmissível pelo sangue ou  sexualmente. Os incidentes costumam crescer principalmente durante o Carnaval.

O infectologista  recomenda que os veranistas tomem a vacina no mínimo duas semanas antes de ir  para a praia. Existem três opções. A primeira é a vacina apenas para a hepatite  A, com duas doses, intercaladas num período de seis meses a um ano. Com a  segunda dose, a pessoa adquire a imunidade definitiva.

A segundo opção  é a vacina somente para a hepatite B. São aplicadas três doses, com intervalo de  um mês e seis meses. Para as crianças, esta vacina faz parte do calendário do  governo. A terceira opção é a vacina que contempla a hepatite A e B  conjuntamente. São recomendadas três doses, no mesmo intervalo da vacina contra  hepatite B. As vacinas são intramusculares e podem ser aplicadas no braço,  nádegas ou coxa.

As vacinas estão  disponíveis nas Unidades Batel II (Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1299, Batel) e  Alto da XV (Rua XV de Novembro, 3101)). No caso de empresas, equipes do  Frischmann Aisengart podem fazer atendimentos no local, com a mesma  responsabilidade técnica das unidades do laboratório.

Fonte: Assessoria de Imprensa Frischmann  Aisengart