Bacharelado em Turismo é tema de reunião na CNC

Antônio Henrique (Senac), Fernanda Matos e Suzana Dieckmann (MTur) e Tânia Omena

Antônio Henrique (Senac), Fernanda Matos e Suzana Dieckmann (MTur) e Tânia Omena (ABBTUR)

Representantes do Ministério do Turismo (MTur) estiveram na sede da Confederação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no Rio de Janeiro, no dia 12 de janeiro, para debater a regulamentação da profissão de turismólogo e dos cursos de bacharel em Turismo. Participaram da reunião a assessora especial do MTur, Suzana Dieckmann, acompanhada da técnica do ministério, Fernanda Matos, o gerente de Projetos Estratégicos do Departamento Nacional do Senac, Antônio Henrique de Paula, e a presidente da Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo (ABBTUR), Tânia Omena.

Durante o encontro, foram debatidas políticas que podem ser trabalhadas para ajustar a grade curricular dos cursos de nível técnico e superior que está sendo elaborada pelo MEC. “O MTur está disposto a trazer o MEC para a discussão sobre a nova grade do bacharelado em turismo, assim como tem estado receptivo para tantas outras questões”, afirmou Tânia.

Segundo ela, o mercado está carente de profissionais de nível superior tanto quanto os da base operacional. “Precisamos melhorar o nível de profissionalização para os cargos que pensam e executam os projetos, trabalham orçamentos, entre outras atribuições. O ministério também vê que precisamos desse reforço para que tenhamos bacharelados com melhores níveis de formação”.

O Senac deve contribuir com essa estruturação da nova grade, exportando o modelo de excelência na educação técnica na área do turismo. Antônio Henrique, gerente do Senac, integra a Câmara Temática de Qualificação Profissional do MTur. “Ele tem trabalhado nas reuniões da Câmara, não apenas a integração do MEC no trabalho, mas para definir corretamente o que é turismo, não apenas com a visão pedagógica, mas por uma visão mais técnica da profissão”, concluiu Tânia.

A exigência de ensino superior para exercer a profissão de turismólogo foi aprovada pelo Senado Federal em 21 de dezembro de 2011. Com isso, o projeto tem 30 dias, a partir da data de aprovação, para ser sancionado pela presidente Dilma Rousseff.

Fonte: Imprensa CNC/ Crédito: Marcos Nascimento