ICEC – Índice de Confiança do Empresário do Comércio recua em janeiro, mas empresário permanece confiante

Condições econômicas atuais sustentam confiança do comércio no início do ano

Condições econômicas atuais sustentam confiança do comércio no início do ano

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apresentou queda de 2,3% em janeiro de 2012 em relação a dezembro de 2011, alcançando 127, 6 pontos. “No entanto, mesmo com a queda, as expectativas dos empresários permanecem favoráveis, sinalizando que o volume de vendas no comércio deverá ser favorável em 2012”, afirma Bruno Fernandes, economista da Confederação.

O subíndice que mede as condições atuais dos Empresários do Comércio (ICAEC) apresentou crescimento de 1,2% em relação a dezembro do ano passado, resultado que foi influenciado principalmente por uma alta de 2,2% na percepção em relação às condições atuais da economia.

Os comerciantes também estão mais confiantes em relação ao setor varejista: , com crescimento de 1,3% em janeiro. “O comerciante iniciou o ano satisfeito com o desempenho do setor. No que se refere à própria empresa, o empresário manteve o nível de confiança alto, com 126,5 pontos e alta de 0,3% no primeiro mês do ano”, diz Bruno Fernandes. Já o nível das expectativas do empresário do comércio caiu 3,3%. Entretanto, o nível das expectativas permaneceu elevado (154,0 pontos), mostrando que o comerciante brasileiro ainda está otimista em relação ao desempenho de seu próprio estabelecimento (160, pontos), ao setor varejista (152, pontos) e também em relação à economia brasileira (14,5 pontos).

Clique aqui para acessar os gráficos e a análise da Divisão Econômica sobre o Índice de Confiança do Empresário do Comércio

Fonte: Imprensa CNC