Curitiba – Uma indústria japonesa de material hospitalar está finalizando sua estratégia de investimentos para se instalar no Paraná. Executivos da empresa e o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Edson Campagnolo, discutiram a instalação do empreendimento.
A FIEP participou de uma comitiva paranaense que visitou Tóquio para encontros com diversas empresas japonesas que pretendem montar unidades no Brasil. A indústria hospitalar marcou visita à FIEP para março próximo.
“Trata-se de uma empresa de alta tecnologia em equipamentos hospitalares fundada por pesquisadores com 50 anos de serviços prestados ao Japão”, contou Campagnolo. “Eles pretendem produzir unidades, registrar novas patentes e transferir tecnologia para o Brasil”, acrescentou.
Além dessa indústria, há negociações avançadas com empresas de energia renovável e eficiência energética e de reciclagem de resíduos sólidos. Para essas indústrias, o presidente da FIEP apresentou uma palestra sobre o Paraná e seu parque industrial. “Depois das catástrofes naturais que atingiram o Japão nos últimos anos, muitas empresas estudam a implantação de unidades fora do país. E o Brasil está na lista dos investimentos”, explicou Campagnolo. Por questão de estratégia e de sigilo comercial, os nomes das indústrias e os detalhes de investimento, produção e geração de empregos ainda não serão divulgados.
A comitiva paranaense que esteve no Japão na última semana foi composta por 15 integrantes, representantes do governo estadual, Companhia Paranaense de Energia (Copel), Itaipu e Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (LACTEC), além de profissionais de quatro empresas privadas paranaenses. O convite para organização da missão partiu do governo japonês, por meio da Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná. Em dezembro, uma comitiva japonesa visitou o Estado, inclusive participando de rodadas de negócios na FIEP.
Entre as atividades do grupo paranaense, durante a semana, houve a participação em um workshop com o tema Eficiência Energética, Conservação e Edificações Sustentáveis. A comitiva fez visitas técnicas a indústrias e laboratórios voltados para a geração de energia solar, eólica e por meio de resíduos. O grupo também visitou a ENEX 2012, uma das principais feiras de eficiência energética do Japão.
Fonte: Agência CNI