Federação paulista renova acordo de cooperação com Inmetro

São Paulo – A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) renovaram o acordo de cooperação para o monitoramento de barreiras técnicas às exportações brasileiras.

O acordo – com validade até setembro de 2015 – busca fortalecer a aproximação entre o setor privado e o governo para identificar e superar obstáculos de natureza técnica prejudiciais às vendas brasileiras ao exterior. Para tanto, visa a difundir com rapidez as exigências técnicas impostas pelos parceiros comerciais do Brasil para permitir a adaptação do exportador e o rápido reconhecimento de eventuais restrições abusivas.

A iniciativa ainda prevê a realização de treinamentos sobre barreiras técnicas e serviços de apoio ao exportador oferecidos pelo Inmetro. No ano passado, a cooperação entre a FIESP e o Inmetro resultou na assessoria técnica a diversos setores, na participação do Inmetro no Seminário Diálogos para a Defesa da Indústria, promovido pela FIESP, e na inclusão do serviço Alerta Exportador! em seu site.

DEFESA DO MERCADO BRASILEIRO

A FIESP também tem atuado em parceria com o Inmetro para assegurar a concorrência justa entre os produtos brasileiros e importados. Em 2011 a FIESP, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (SENAI/SP) e o Inmetro participaram de uma reunião para discutir o Programa Brasileiro de Avaliação da Conformidade (PBAC). Na ocasião, 37 representantes de inúmeros segmentos debateram os desafios enfrentados pela indústria brasileira para assegurar a qualidade de seus produtos.

Para este ano de 2012, as entidades pretendem realizar na FIESP um programa de capacitação do empresariado sobre a avaliação da conformidade, uma ferramenta estratégica para a indústria.

Fonte: Agência CNI