Edson Campagnolo visitou o Show Rural Coopavel e se reuniu com empresários para discutir as principais demandas do setor produtivo local
O presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, defendeu nesta sexta-feira (10), durante visita ao Show Rural Coopavel, em Cascavel, a melhoria da infraestrutura da região para potencializar o crescimento econômico local. Campagnolo se reuniu com empresários e lideranças políticas para discutir os principais investimentos necessários para atender a demanda do setor produtivo regional, considerado importante para os bons resultados obtidos pela indústria paranaense nos últimos anos.Um das principais obras reivindicadas é a duplicação de um trecho de 91 quilômetros da BR-277, entre Medianeira e Cascavel. Em janeiro, a concessionária que administra a rodovia iniciou a duplicação de um trecho de 14,4 quilômetros entre Medianeira e Matelândia, mas ainda não há previsão de quando as obras chegarão até Cascavel. “Esse é um pleito antigo dos empresários e da sociedade da região e há alguns anos conta com total apoio da Fiep”, destacou Campagnolo.
Outra obra considerada essencial pelos empresários é a construção de um novo ramal ferroviário entre Guarapuava e Paranaguá, que facilitaria o transporte da produção da região Oeste até o principal porto paranaense. O custo da obra é estimado entre R$ 1,5 bilhão e R$ 2 bilhões. O empreendimento, no entanto, não tem sequer o projeto de engenharia, o que dificulta a busca por recursos. “A falta de projetos, assim como acontece com esta ferrovia, é o principal problema para que sejam solucionados os gargalos da infraestrutura do Estado”, disse o presidente da Fiep. Ainda na pauta de reivindicações dos empresários está a construção do Aeroporto Regional do Oeste do Paraná.
Campagnolo com representantes da Fiep em Cascavel: o coordenador regional Gilberto Bordin, o coordenador do Conselho de Assuntos Tributários, José Fernando Dillenburg, e o diretor João Alberto de Andrade (ao fundo); o vice-presidente Edson Luiz Schmitz e o diretor Edson José de Vasconcelos (à frente) (Foto: Vanderlei Faria)Desempenho
Ainda em Cascavel, Edson Campagnolo ressaltou a importância da região Oeste para o resultado histórico alcançado pela indústria paranaense em 2011. Segundo levantamento do IBGE, o Paraná foi o estado que teve maior crescimento na produção industrial no ano passado, com alta de 7%. Já a pesquisa do Departamento Econômico da Fiep apontou um aumento 5,8% nas vendas industriais paranaenses, consolidando 2011 como o melhor ano do setor no estado. Além disso, foi o terceiro ano consecutivo de crescimento das vendas.
“Só conseguimos essa marca histórica graças à valorização do desenvolvimento de diferentes regiões do Paraná”, afirmou Campagnolo. Ele ressaltou que a indústria de alimentos, bastante forte na região Oeste, foi a que proporcionalmente mais contribuiu para o aumento das vendas no ano passado. No total, o setor foi responsável por 2,7 pontos percentuais dos 5,8% de crescimento registrados pela Fiep.
Fonte: Agência FIEP