Projeto do SESI e SENAI do Paraná conquista prêmio Ozires Silva

Curitiba – O projeto Communis, um sistema de comunicação alternativa para inclusão social e no trabalho da pessoa com deficiência, desenvolvido pelo Serviço Social da Indústria do Paraná (SESI/PR)e pelo Serviço Nacional de A´prendizagem Industrial do Paraná (SENAI/PR) e a Editora Kaygangue, do município de Palmas, ganhou, na última quarta-feira (8/2), o Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável.

O projeto venceu na categoria Empreendedorismo Social, modalidade empresa. O Sesi e o Senai receberam, também, a menção honrosa na categoria Empreendedorismo Econômico, com o projeto Mostra Inova. A cerimônia de premiação teve a participação do engenheiro Ozires Silva, incentivador do prêmio.

Iniciativa do Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE/FGV) e do Grupo Paranaense de Comu¬nicação (GRPCom), o prêmio identifica e reconhece os melhores projetos de empreendedorismo e sustentabilidade brasileiros que contribuam para o desenvolvimento da sociedade. Nesta edição participaram 53 projetos de todo o país.

“Os resultados dos projetos inscritos mostram que é possível fazer as coisas de forma diferente”, disse Ozires Silva, empreendedor que criou a Embraer, presidiu a Petrobas e a Varig, foi ministro de Infraestrutura e é atualmente é reitor da universidade Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte), em Santos.

O Communis, sistema de comunicação alternativa para inclusão da pessoa com deficiência, consiste no uso de cartões impressos com figuras gráficas adaptadas aos padrões culturais brasileiros, com um design de fácil identificação visual. Assim, as pessoas utilizam os cartões para se comunicar. O sistema de comunicação já é utilizado pela empresa Risotolândia.

O desenvolvimento do projeto teve o apoio do Edital SENAI/SESI de Inovação 2009. O edital é uma ferramenta do SENAI e do SESI Nacional, que apoia empresas no desenvolvimento e implementação de projetos inovadores, que gere novos negócios, promovam a melhoria na produtividade ou impacte nas condições de trabalho e qualidade de vida dos seus trabalhadores.

Fonte: Agência CNI