Porto se prepara para duplicar movimentação de cargas em 30 anos

Porto se prepara para duplicar movimentação de cargas em 30 anos. Foto; Fabio Scremin/APPA

Porto se prepara para duplicar movimentação de cargas em 30 anos. Foto: Fabio Scremin/APPA

Os projetos de expansão dos portos de Paranaguá e Antonina, executados pela atual administração, serão suficientes para atender a movimentação de cargas para os próximos 30 anos, e estão de acordo com a expectativa da Secretaria de Portos, do Governo Federal. O plano soma investimento de R$ 3 bilhões, que elevarão o número de berços de atracação em Paranaguá de 20 para 32, entre outras melhorias em infraestrutura.

Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina, responsáveis pela elaboração do Plano Nacional de Logística Portuária, apresentaram terça-feira (14), em Brasília, os resultados dos estudos realizados no Porto de Paranaguá. Contratada pela Secretaria de Portos, a UFSC prepara o planejamento dos terminais para os próximos 20 anos.

Segundo a análise, até 2030, os portos de Paranaguá e Antonina deverão movimentar 80 milhões de toneladas, duplicando a movimentação atual. O estudo apontou necessidade de investimento na ampliação da infraestrutura para o atendimento da demanda futura de cargas.

Técnicos da Appa e os pesquisadores da UFSC projetaram, na modelagem matemática, a expansão da prevista pela Appa e foi verificado que todos eles atendem à demanda de cargas do porto para os próximos 30 anos.

O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Portuário da Secretaria de Portos (SEP), Rogério Menescal, e o superintendente dos portos de Paranaguá e Antonina, Airton Maron, participaram da reunião. Logo que a atual administração assumiu a Appa, começaram a ser feitos estudos e projetos para os portos paranaenses, conforme previa o plano do governo Beto Richa.

MEDIDAS – “Os projetos da Appa estão em consonância com a projeção de crescimento da Secretaria de Portos. Isso demonstra que estamos no caminho certo e nos dá mais motivação para continuar o trabalho de levantamento de recursos para financiar estes projetos”, afirma o superintendente Airton Maron.

A Appa chegou ao plano de ampliação e modernização do Corredor de Exportação, aumento no número de berços dedicados à carga geral e fertilizantes, dois novos berços de contêineres, além da ampliação da capacidade do cais de inflamáveis, do pátio de veículos e da retroárea de contêineres.

Fonte: AENotícias/