Mais arroz e feijão no prato

“Arroz + feijão. Tem que ter”.

É com esse slogan que os brasileiros devem ser persuadidos a aumentar o consumo diário da dobradinha mais famosa da culinária do país.

Uma campanha ressaltando os benefícios nutricionais dos grãos está sendo planejada pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz). A expectativa é dar vazão ao excedente da safra passada de 2,5 milhões de toneladas.

O apelo nas redes sociais e em veículos de comunicação será o de que, se cada brasileiro comer uma colher de 25 gramas a mais por dia, o estoque será consumido. Os investimentos com publicidade serão de cerca de R$ 30 milhões por ano.

– Queremos fazer o brasileiro redescobrir a dupla arroz e feijão – afirma o presidente da Federarroz, Renato Rocha.

A entidade planeja o lançamento da campanha ainda para este ano, mas aguarda resposta do governo federal sobre a participação do Ministério da Agricultura.

De acordo com pesquisa do IBGE de 2008-2009 divulgada no ano passado, a quantidade média per capita adquirida de arroz polido teve queda de 40,5% em relação a 2002-2003. As aquisições médias de feijão também caíram de 12,394 quilos para 9,121quilos, redução de 26,4%. Entre as razões estão a mudança no perfil alimentar da população, a ascensão da classe C e a menor permanência da mulher em casa.

O jornalista e publicitário José Luiz Monteiro Fuscaldo, diretor da Agência Pública de Comunicação, responsável pela campanha, explica que o foco serão as mulheres de classe ABC:

– Queremos fazer os brasileiros redescobrirem o glamour do arroz e do feijão .

Fonte: Zero Hora.  [via Canal do Produtor]