Com 8 quilômetros de tubos já enterrados entre Eldorado do Sul e Guaíba, o novo gasoduto da Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás) começa a tomar forma. Atualmente, os trabalhos estão na rua José Montaury, chegando ao Centro de Guaíba. No total, serão 15 quilômetros de rede canalizada. A construção do gasoduto, que teve início em outubro de 2011, conta com investimento de R$ 21 milhões. A obra faz parte do plano de investimentos da companhia, responsável pela comercialização e distribuição de gás natural no Estado.
Para o diretor-presidente da Sulgás, Roberto Tejadas, esta é uma obra de infraestrutura que “traz muitos desdobramentos, é geradora de desenvolvimento e permite que empresas aumentem a sua capacidade produtiva”. Ele ressalta que a chegada do gás será um atrativo para que outras empresas possam vir a se instalar na região. Segundo o secretário de Governo de Guaíba, Beto Scalco, o município está satisfeito com a chegada do gasoduto, que “irá alimentar as indústrias da cidade com energia limpa”. Além do setor industrial, o gás natural também poderá ser usado em estabelecimentos comerciais, veículos e residências.
A previsão da companhia é de que, em abril, a rede já possa abastecer a Celupa e, em junho, chegar à CMPC – Celulose Riograndense, quando a linha principal deve ser concluída. As duas indústrias já estão com contrato assinado. Segundo a Sulgás, outras cinco empresas e dois postos de Gás Natural Veicular estão em negociação. Conforme a companhia, estudos preliminares apontam que a região de Guaíba possui potencial para consumo de aproximadamente 260 mil metros cúbicos de gás natural por dia, entre indústrias e veículos.
A partir da conclusão da linha principal, poderão ser instaladas as redes do Distrito Industrial e os ramais de ligação de clientes nos municípios de Guaíba e Eldorado do Sul. Segundo Tejadas, a ampliação da estrutura dependerá da demanda. A companhia prevê para este ano a execução de outra rede, entre Campo Bom e Araricá, no Vale do Sinos.
No início do mês, operários terceirizados da Sulgás provocaram o rompimento de uma adutora da Corsan na rua José Montaury, em Guaíba, durante escavações. Duas casas foram alagadas pela água. Em nota, a Sulgás informou que todos os danos causados serão ressarcidos.
Fonte: Correio do Povo (RS)