O projeto Primeira Exportação, que orienta pequenas empresas a entrar no mercado externo, começa a dar resultado. Depois de receber consultoria técnica gratuita dos governos estadual e federal, a empresa curitibana Satech, do setor de telecomunicações, fechou negócio com empreendedores paraguaios para a montagem e industrialização de cabos conectorizados.
Fruto de um acordo técnico entre o Governo do Estado e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o Primeira Exportação atua na identificação de pequenas empresas com potencial de exportação, auxilia na qualificação dos agentes e busca o mercado comprador. No Paraná, o treinamento é dirigido pela Secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul.
“Com a ajuda do curso, conseguimos visualizar o sistema de exportação como um todo e ter coragem de enfrentá-lo. Nem mesmo dificuldades como os custos com a legalização dos documentos e despachantes nos desmotivaram”, diz Elmy Matsumura, uma das sócias da Satech.
O secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, destaca que um dos grandes desafios do País é aumentar a cultura exportadora, principalmente entre as micro e pequenas empresas (que respondem por apenas 5% de tudo o que o Brasil exporta). “Com o Primeira Exportação, levamos o conhecimento e o acompanhamento técnico para explorarmos esse grande potencial de negócios existente”, afirma.
Fonte: Assessoria de Imprensa SEIM