Federação paranaense e centrais sindicais vão se mobilizar contra desindustrialização

 Encontro reuniu empresários e trabalhadores na Fiep (Foto: Gilson Abreu)

Curitiba – Representantes de entidades empresariais e laborais se reuniram na última quinta-feira (1/3), naFederação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), em Curitiba, para definir os primeiros passos de uma mobilização que será realizada no estado em favor da produção e do emprego. A iniciativa faz parte de um movimento nacional que reúne empresários e trabalhadores para mostrar ao governo e sociedade os riscos que o processo de desindustrialização enfrentado pelo Brasil pode gerar para o desenvolvimento do país.

Na primeira reunião, o grupo de trabalho formado pela FIEP e representantes de centrais sindicais paranaenses defendeu a adoção de uma data única para a realização de manifestações em todo o país. “Em consenso, decidimos levar ao movimento a proposta de que tenhamos uma mobilização efetivamente nacional, com as manifestações ocorrendo simultaneamente em todos os estados, em uma data única”, afirmou o presidente da FIEP, Edson Campagnolo. Pela proposta inicial, as manifestações deveriam ocorrer em datas distintas, definidas por cada estado. “Trabalhadores e empresários estão conscientes dos prejuízos que a desindustrialização traz ao país e precisamos aproveitar a força dessa unificação para potencializar o movimento”, acrescentou Campagnolo.

Nas próximas semanas, o grupo de trabalho voltará a se reunir para definir o formato da mobilização, buscando ainda a adesão de novas entidades empresariais e centrais de trabalhadores ao movimento. O grupo conta também com o apoio de entidades nacionais, como a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) e a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).

Fonte: Agência CNI