A Petrobras atingiu patamares recordes de entrega de gás natural ao mercado, em 2011, alcançando uma vazão média anual de 37 milhões de m3/dia. Ainda no ano passado, a companhia registrou novos recordes mensal e diário de oferta de gás: no mês de dezembro, o volume ofertado atingiu os 42,4 milhões de m3/dia, enquanto no dia 23 de dezembro, foram disponibilizados ao mercado 46,1 milhões de m3.
O desempenho foi influenciado, sobretudo, pelo início da produção dos campos de Mexilhão, Uruguá e Tambaú, na Bacia de Santos, e pelo início das operações da Unidade de Tratamento de Gás de Caraguatatuba (UTGCA) e do Gastau, em São Paulo.
Também influenciou nos níveis recordes de oferta o início do aproveitamento do gás do pré-sal, com o escoamento da produção do campo de Lula, e a redução da queima de gás associado, como fruto do Programa de Otimização do Aproveitamento de Gás Natural (POAG).
Com isso, a participação do gás nacional na oferta ao mercado cresceu cerca de 10 pontos percentuais em 2011, a maior fatia desde 2005. Responsável por atender 45,1% da demanda em 2010, o gás produzido internamente supriu 54,8% do consumo total do mercado no ano passado.
Fonte: EnergiaHoje / Por Gasbrasil