Infectologista alerta para a importância da vacinação contra a gripe

Começa nesta semana a campanha de vacinação contra a gripe, esta terá a duração de seis meses e tem como objetivo imunizar todos os membros da família, a partir dos seis meses de idade, já que a gripe atinge todas as idades e acomete cerca de 15% da população. Há poucos anos, a vacinação contra a gripe tinha foco em idosos e crianças. Atualmente, sabe-se que é muito importante proteger todo o núcleo familiar.

Segundo Jaime Rocha (CRM 17.227), infectologista do Laboratório Frischmann Aisengart, as pessoas passaram a dar mais importância à imunização contra a gripe após a pandemia do H1N1. “Atualmente, as pessoas têm procurado a vacina da gripe para se imunizar contra a H1N1, mas é importante ser imunizado também contra outras cepas do vírus Influenza. O paciente vacinado no Laboratório Frischmann Aisengart fica protegido contra três cepas de vírus Influenza, causadores habituais da gripe, incluindo a H1N1.”

A vacina é trivalente e protege contra os tipos A-H1N1, A-H3N2 e o B, que são os que deverão ter maior circulação no hemisfério Sul nestes próximos meses. Por essa composição, a vacina está adaptada a todas as faixas etárias, inclusive crianças menores de cinco anos e idosos que, em conjunto com pacientes com problemas cardíacos e pulmonares, além de gestantes, são os grupos mais vulneráveis a complicações causadas pela gripe. O ideal é que a vacina seja aplicada o quanto antes, o que confere proteção precoce. Aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacina contra a gripe está disponível nas duas unidades do Laboratório Frischmann Aisengart que possuem o serviço de vacinação.

Rocha explica que a gripe é caracterizada por febre alta, fraqueza, cefaléia e dor no corpo, além de congestão do sistema respiratório. “A gripe já é grave o suficiente para justificar a vacinação e, se não bastasse esse argumento, os quadros mais simples podem ainda evoluir para pneumonia”, alerta. Para conscientizar a população da importância de prevenir a doença, as redes de saúde pública e privada se unem na campanha de vacinação contra a gripe.

A vacinação apresenta até 90% de eficácia, tem efeitos protetores com duração de 8 a 12 meses, os quais não iniciam imediatamente após a vacinação, mas depois de 2 a 4 semanas. Ressalta-se que esta vacina está indicada anualmente para todas as pessoas com idade superior a seis meses de idade. As reações mais comuns, que atingem entre 10% e 20% dos vacinados, são dor no local da aplicação. Os sintomas desaparecem espontaneamente entre 24 e 72 horas após receber a dose. A vacina não é indicada para pessoas com alergia comprovada à proteína do ovo, já que a produção é a partir de embriões de galinha.

Fonte: Assessoria de Imprensa Laboratório Frischmann Aisengart – www.labfa.com.br