
O secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (MME), Claudio Scliar, falou na última segunda-feira, 5 de março, sobre a situação atual e as perspectivas para o setor mineral, no Brazilian Mining Day. Durante a Conferência Anual da Prospectors Developers Association of Canadá (PDAC) 2012, em Toronto, no Canadá, ele fez duas palestras onde apresentou um panorama da indústria brasileira.
Segundo dados de 2010, expostos por Scliar durante uma das palestas, a indústria mineral brasileira representa 3,8% do PIB brasileiro – o que corresponde a US$ 80 bilhões. No entanto, o Brasil exporta 17,6 %, ou seja, US$ 45,1 bilhões. Os produtos que o país mais exporta são rochas ornamentais, caulim, magnesita, vermiculita e mica. Além disso, o país tem grande participação na exportação de nióbio, ferro, manganês, bauxita, tantalita grafita e amianto.
Scliar frisou a importância da atualização da legislação brasileira para o setor. “Fizemos estudos da legislação de vários países para aperfeiçoarmos a nossa. O que nós queremos é um melhor aproveitamento do bem mineral do nosso país.”, disse, se referindo a mudanças que ocorrerão no código de mineração, caso sejam aprovados. “Nossa intenção é atrair investimentos para o Brasil”, afirmou o secretário aos participantes da convenção.
Em outra apresentação, Scliar falou sobre o setor mineral brasileiro e os investimentos em pesquisa mineral. Também foram apresentadas as minas descobertas ou colocadas em operação no período de 1968 a 1988, e os empreendimentos privados no setor mineral no período de 2003 a 2015 (os que já estão e os que vão entrar em operação).
Na delegação brasileira, também estavam Roberto Ventura, diretor de Hidrologia e Gestão Territorial do serviço Geológico do Brasil (CPRM/SGB), que falou sobre novos dados de mapeamento geológico do País e levantamentos geológicos para a exploração mineral; e o diretor-geral do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Sérgio Dâmaso, que palestrou sobre projetos e investimentos em mineração no Brasil.
PDAC 2012
O Brasil foi representado com um estande intitulado “Brazil Pavilion”, organizado pela Agência para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira (Adimb) e pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), com o apoio do Governo Federal (MME, DNPM e CPRM) e de várias empresas de mineração. O evento reuniu mais de mil expositores, e 27.700 participantes de 120 países.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia