Seminário discute cooperação internacional nos setores público e privado

A cooperação internacional brasileira realizada pelos setores público e privado será debatida, pela primeira vez, em um evento no próximo dia 22 de março. O seminário Diálogo público-privado sobre a cooperação técnica brasileira será realizado, pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e Agência Brasileira de Cooperação (ABC), ligada ao Ministério das Relações Exteriores (MRE). O encontro será no Complexo Brasil 21 Cultural, em Brasília, das 9h às 18h30. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site da CACB (www.cacb.org.br).

Especialistas do governo federal e da iniciativa privada apresentarão suas estratégias de atuação bem como experiências na área da cooperação internacional. Haverá ainda uma abordagem sobre a situação da cooperação internacional brasileira. A ação faz parte do convênio entre a CACB e a entidade alemã Centro de Formação da Baviera (BFZ).

Na abertura estão confirmados o diretor da ABC, ministro Marco Farani, o presidente da CACB, José Paulo Dornelles Cairoli, e o coordenador da Divisão Internacional do Centro de Formação de Profissionais das Associações Empresariais da Baviera (BFZ), Martin Wahl. Também marcará presença o diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Gerdau, Renato Gasparetto, que fará exposição sobre o desenvolvimento de ações para a melhoria das condições socioeconômicas de comunidades locais; e o diretor da GIZ, Cooperação Alemã para o Desenvolvimento, Ulrich Krammenschneider.

Para o diretor da ABC, ministro Marco Farani, a recente participação da iniciativa privada na cooperação internacional é um avanço cujas iniciativas agregam às ações do governo e sociedade civil. “A iniciativa privada surge como um terceiro ator e é um campo a ser explorado. Precisamos estabelecer que papel o setor privado terá na cooperação do Brasil e o seminário será o início de um diálogo para tratar do tema. A ideia é que possamos colocar em prática o que for discutido  e aprender com essa experiência”, finalizou.

A programação prevê também um momento para discussões sobre possíveis parcerias público-privadas que podem ser firmadas para aprimorar a cooperação internacional brasileira. “Sempre que nos referimos à cooperação internacional no Brasil fala-se na atuação do governo. O objetivo desse seminário é discutir a recente participação da iniciativa privada, as ações em andamento e o futuro da cooperação”, pondera Carlos Alberto Rezende, Coordenador Executivo da CACB. O seminário terá público aproximado de 100 pessoas.

A cooperação na CACB 

A CACB vem atuando com cooperação internacional desde 1989, quando uma parceria com a Câmara de Artes e Ofício de Munique (Alemanha) resultou na implantação de núcleos setoriais em mais de 20 associações comerciais de Santa Catarina. Os núcleos são a base do projeto Empreender que já esteve implementado em mais de 800 municípios de todos os estados brasileiros, atuando com gestão empresarial e inovação em micro e pequenas empresas.

Já em 2005, outra entidade empresarial alemã, a Câmara de Artes e Ofícios de Essen, firmou cooperação com a Confederação para implementaro projeto Capacitar em 30 Associações Comerciais de oito estados do Nordeste. A finalidade do projeto era melhorar a gestão das entidades e aprimorar os serviços oferecidos aos empresários locais. Na mesma época, entre 2006 e 2009, uma parceria com Sebrae iniciou o Empreender Internacional para a disseminação do projeto em quatro países: Moçambique, África do Sul, Colômbia e Chile, com a participação de 500 empresas.

Em 2008, o convênio com a BFZ permitiu a capacitação de consultores internacionais, organização de missões e projetos de captação de recursos, em países como México e Guatemala. Com a renovação da parceria CACB/BFZ, o foco será a disseminação do modelo dos núcleos setoriais e do Capacitar em em países da África, Ásia e América Latina. O convênio com o BFZ foi renovado em março e terá a duração de três anos, com investimentos de 700 mil euros.

Serviço:

Diálogo público- privado sobre a cooperação técnica brasileira

Data: 22 de março

Hora: 9h às 18h30

Local: SHS, Quadra 6, Brasil 21 Cultural, teatro 1 – Brasília (DF)

Mais informações:

www.cacb.org.br ou www.cooperacaobrasileira.com.br

Fonte:Imprensa CACB