SESI e Ministério do Desenvolvimento Social discutem parceria para programa alimentar

Brasília – O presidente do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI), Jair Meneguelli, se reuniu na última quinta-feira (15/2), com a ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, em Brasília, para discutir ações conjuntas por meio do programa Cozinha Brasil. A parceria deverá beneficiar comunidades em situação de pobreza extrema e a criar cursos profissionalizantes na área de segurança alimentar.

“Hoje, o Brasil carece de mão de obra em todos os setores. No segmento de serviços, temos inúmeros restaurantes naturais que poderiam absorver essa mão de obra”, exemplificou Tereza Campello. Uma das ideias é adaptar os cursos para auxiliar de cozinhas. “Melhor ainda se forem profissionais qualificados para o preparo de refeições saudáveis e que evitem o desperdício de alimentos”, completou.

Criado em 2004, o Cozinha Brasil ensina a população como preparar alimentos com economia e sem desperdícios, introduzindo um cardápio farto em variedade e ricos em nutrientes essenciais à saúde. Em oito anos, o programa já percorreu quase dois mil municípios do país. Mais de 810 mil pessoas participaram das aulas de educação alimentar e aprenderam a transformar cascas, talos, folhas e sementes em pratos saborosos e saudáveis.

“Para erradicar a fome é preciso mais que distribuir alimentos. É necessário levar conhecimento à população. A experiência do Cozinha Brasil foi tão positiva que está sendo exportada para outros países, como Uruguai e Moçambique”, destacou Meneguelli.

QUALIFICAÇÃO – MDS e SESI acordaram trabalhar conjuntamente para adaptar a experiência do Cozinha Brasil, visando a qualificação profissional do público do Brasil Sem Miséria – pessoas que vivem com renda mensal de até R$ 70. O primeiro passo é ajustar a metodologia e a carga horárias dos cursos.

Também participaram da reunião a secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Maya Takagi, e a secretaria executiva do Conselho Nacional do SESi, Cleude Gomes da Silva.
Mais informações para a imprensa pelos telefones (61) 3217-0745 e 3217-0746.

Fonte: Agência CNI