A primeira edição do Sensor Econômico de 2012 foi divulgada nesta segunda-feira, dia 19, em São Paulo, no escritório da Presidência da República (Av. Paulista, nº 2.163, Ed. Banco do Brasil, 17º andar, auditório). Os resultados da pesquisa foram apresentados pelo presidente do Instituto, Marcio Pochmann.
O indicador traz as projeções bimestrais das entidades associativas do setor produtivo sobre o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, a taxa de juros projetada pelo mercado para o fim do ano corrente, taxa de câmbio e investimento, além de valores para exportações e importações brasileiras. O destaque desta edição fica por conta dos empregos gerados no ano, de acordo com a perspectiva das entidades associativas.
O Sensor Econômico é uma pesquisa mensal realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em todo território nacional com o objetivo de captar as expectativas econômicas e sociais do setor produtivo brasileiro. Nesse conjunto estão incluídas entidades empresariais da agricultura, da indústria e do comércio e serviços e de trabalhadores.
Leia a íntegra do Sensor Econômico primeira edição de 2012
Veja os gráficos da apresentação do sensor nº 01
Fonte: Comunicação Social IPEA