Dirigente da Fiat debate novas relações de trabalho na CNI em São Paulo

São Paulo – O conselheiro sênior de relações industriais da Fiat no mundo, Paolo Rebaudengo, debaterá com empresários brasileiros nesta quarta-feira, 21 de março, como as relações do trabalho podem impulsionar a competitividade das indústrias. Ele analisará as recentes mudanças no modelo de contrato nacional coletivo promovido pela empresa na Itália, país-sede da Fiat. O debate, aberto à imprensa, será promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) no seu escritório em São Paulo.

A Fiat italiana começou, desde o ano passado, a negociar diretamente com os sindicatos de trabalhadores das diversas categorias envolvidas na produção, sem envolver outras empresas ou entidades empresariais. Até então, na Itália só era possível promover acordos coletivos nacionais envolvendo toda uma categoria de trabalhadores e um setor industrial. No Brasil, existe um modelo misto: tanto podem ser feitos contratos coletivos por setor quanto acordos entre sindicatos e empresa.

O workshop Competitividade & Relações de Trabalho no Mundo: Mudanças nas Negociações Coletivas na Itália terá também a presença de José Pastore, professor de relações do trabalho da Universidade de São Paulo (USP), e do gerente-executivo de Relações do Trabalho da CNI, Emerson Casali.

A abertura do seminário será às 9h00. Emerson Casali falará sobre tendências e desafios das relações do trabalho no Brasil. Em seguida, Paolo Rebaudengo comentará a superação do modelo de contrato coletivo nacional de trabalho italiano em favor da competitividade e do emprego, com base na experiência recente da Fiat. Depois, o professor José Pastore falará das experiências internacionais recentes na área. Para encerrar, os três farão um debate com a plateia.

Fonte: Agência CNI

Deixe um comentário