Federação paranaense reúne industriais do setor sucroenergético

Curitiba – O terceiro encontro dos Fóruns Setoriais organizados pela Federação das Indústrias do Paraná (FIEP) foi realizado na última quarta-feira (21/3) em Maringá. O presidente da FIEP, Edson Campagnolo e sua equipe reuniram-se com industriais do setor sucroenergético para levantar as principais demandas voltadas para o desenvolvimento do setor. O encontro começou com uma visita técnica à Destilaria Melhoramentos, no município de Jussara para conhecer de perto a indústria da cana de açúcar.

“As visitas técnicas realizadas nos fóruns setoriais têm por objetivo ampliar nosso conhecimento em outros setores. Uma das metas da nova gestão da FIEP é estar presente também no interior”, disse Campagnolo. A equipe e os industriais do setor foram recepcionados pelo presidente do Grupo Melhoramentos, Gastão de Souza Mesquita. Fundada em 1983, a usina hoje emprega mais de 280 trabalhadores.

Após a visita técnica, o grupo teve uma reunião de trabalho no Hotel Deville, onde foram levantadas as demandas do setor. “Esse modelo de reunião que une os sindicatos, industriais, a FIEP, o Serviço Social da Indústria (SESI/PR) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é para debater coletivamente tudo o que é importante para o setor”, ressaltou Campagnolo.

DEMANDAS 

No fórum, os industriais do setor apontaram as necessidades que devem ser atendidas pelo poder público e pelo sistema FIEP. Foram listadas demandas e pontos positivos, com destaque para a Associação de Produtores de Bioenergia do Estado do Paraná (Alcopar) que elogiou a nova gestão da FIEP.

“Percebemos que essa nova gestão tem foco no interior. Sentimos que a FIEP tem o setor sucroenergético dentro dos projetos e demandas”, frisou o presidente da Associação de Produtores de Álcool e Açúcar, Miguel Rubens Tranin.

Dentre as demandas surgiram pedidos de apoio à FIEP para aceleração de processos de financiamento junto ao BNDES, redução de cargas tributárias, cursos de qualificação específicos para o setor, cuidados com questões ambientais, adequações das estradas rurais e preenchimentos de vagas técnicas encaminhadas pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL/PR).

SETOR

Durante a reunião de trabalho os técnicos da FIEP apresentaram um panorama do setor no estado, que emprega atualmente mais de 34 mil funcionários. Hoje o Paraná é o quarto maior produtor de cana do Brasil, mas já esteve em segundo lugar. Além disso, foram apresentadas ações para o setor implantadas pelo Sistema FIEP nos últimos anos, como cursos de qualificação profissional, consultorias para as empresas, entre outros.

O próximo encontro será realizado, em 24 de março, em Pato Branco. Será o Fórum Setorial Metalmecânico e Eletroeletrônico.

Fonte: Agência CNI

Deixe um comentário