Brasil apresenta política industrial aos EUA

Um dos principais parceiros comerciais do Brasil, os Estados Unidos (EUA) estão de olho no Plano Brasil Maior (PBM), política industrial lançada pela presidenta Dilma Rousseff para o período 2011-2014. “A política industrial brasileira está funcionando?” é o tema do seminário que acontece no próximo dia 29 (quinta-feira), no Woodrow Wilson International Center (WWIC), instituto que reúne estudiosos para debater políticas públicas nacionais e internacionais, em Washington (DC). A questão será respondida pelo presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Mauro Borges Lemos, durante uma apresentação sobre as diretrizes e os desafios do PBM.

O presidente da ABDI pretende mostrar que o Brasil vive hoje uma situação positiva, mas que envolve desafios de diversas naturezas. “Poucos países estão tão bem posicionados como o Brasil para o enfrentamento de questões mundiais. Contudo, ainda são grandes os desafios para entrarmos no grupo das nações ricas. Entre outras coisas, temos que simplificar o sistema tributário, melhorar a infraestrutura e qualificar nossos recursos humanos. E cooperações bilaterais, como a com os EUA, são fundamentais para viabilizar o intercâmbio de pessoas e investimentos conjuntos em negócios e inovação”, diz.

Durante sua participação no evento, Borges Lemos apresentará detalhes e desafios da economia brasileira e o papel do PBM no processo de transição do País para uma economia mais desenvolvida. “Vamos debater a fundo as bases do Plano, levando em conta o cenário global e a situação da indústria brasileira, destacando o que isso significa para a relação Brasil-EUA”, adianta Borges Lemos.

O seminário é promovido pelo Brazil Institute, que compõe o Programa Latino-Americano do WWIC, e pelo Brazil-U.S. Business Council, organização privada que visa promover a cooperação entre as duas nações. Além da apresentação do presidente da ABDI, o evento contará com manifestações do diretor do Euroasia Group do WWIC, Christopher Garman, e do especialista do Peterson Institute for International Economics, John Williamson, que debaterão o tema sob a mediação do diretor do Brazil Institute, Paulo Sotero.

Diálogo de Inovação Brasil-EUA

Desde 2007 a ABDI trabalha na implantação do Diálogo de Inovação Brasil-EUA, que tem como parceiro americano o Council on Competitiveness, organização que reúne CEOs de grandes empresas, reitores de universidades e presidentes de sindicatos de trabalhadores americanos. No âmbito desse projeto, já foram promovidos dois U.S.-Brazil Innovation Summit (Conferências de Inovação Brasil-EUA) e 13 U.S.-Brazil Innovation Learning Laboratories (Laboratórios de Aprendizagem em Inovação), atividades das quais participaram mais de 1.200 profissionais dos dois países (entre empresários, pesquisadores e altos executivos governamentais).

“Com essa iniciativa, constituímos uma plataforma de diálogo efetiva para gerar novas conexões e projetos de tecnologia e negócios envolvendo organizações brasileiras e americanas”, explica o gerente para Assuntos Internacionais da ABDI, Roberto Alvarez. Nesse momento, a Agência está trabalhando com parceiros nos dois países para fortalecer a iniciativa no período 2012-2014. “O desafio é avançarmos na agenda Brasil-EUA gerando projetos de inovação bilaterais, em sintonia com as diretrizes de crescimento das duas economias e com os desafios do mundo contemporâneo”, completa o presidente da ABDI.

Além do seminário no WWIC, a delegação da ABDI em Washington cumprirá, até o dia 31 de março, uma agenda de trabalho e reuniões com organizações como o Bando Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Council on Competitiveness, Brazil-U.S. Business Council, Global Urban Development, Embaixada do Brasil, dentre outras.

Sobre os Laboratórios de Inovação

Um Innovation Learning Lab (Laboratório de Aprendizagem em Inovação) é um workshop que reúne de 50 a 80 profissionais, durante um dia, para uma conversação moderada sobre tópicos relacionados à inovação e projetos bilaterais de tecnologia e negócios. Todos os participantes são considerados painelistas, de modo que todo o grupo se envolve no diálogo. Os Laboratórios visam: prover visibilidade mútua a oportunidades existentes em ambos os países; fomentar a identificação de parceiros e a estruturação de projetos de tecnologia e negócios; possibilitar a análise comparada de práticas de promoção da inovação; e promover networking.

Serviço:

Seminário: A política industrial brasileira está funcionando?

Data: 29/03/12

Hora: 10h às 12h

Local: 6th Floor Flom Auditorium – Woodrow Wilson Center – Ronald Reagan Building

End.: 1300 Pennsylvania Ave, NW, Washington, DC 20004

Mais informações: brazil@wilsoncenter.org

Fonte: Assessoria de Comunicação Social ABDI