Um dos principais parceiros comerciais do Brasil, os Estados Unidos (EUA) estão de olho no Plano Brasil Maior (PBM), política industrial lançada pela presidenta Dilma Rousseff para o período 2011-2014. “A política industrial brasileira está funcionando?” é o tema do seminário que acontece no próximo dia 29 (quinta-feira), no Woodrow Wilson International Center (WWIC), instituto que reúne estudiosos para debater políticas públicas nacionais e internacionais, em Washington (DC). A questão será respondida pelo presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Mauro Borges Lemos, durante uma apresentação sobre as diretrizes e os desafios do PBM.
O presidente da ABDI pretende mostrar que o Brasil vive hoje uma situação positiva, mas que envolve desafios de diversas naturezas. “Poucos países estão tão bem posicionados como o Brasil para o enfrentamento de questões mundiais. Contudo, ainda são grandes os desafios para entrarmos no grupo das nações ricas. Entre outras coisas, temos que simplificar o sistema tributário, melhorar a infraestrutura e qualificar nossos recursos humanos. E cooperações bilaterais, como a com os EUA, são fundamentais para viabilizar o intercâmbio de pessoas e investimentos conjuntos em negócios e inovação”, diz.
Durante sua participação no evento, Borges Lemos apresentará detalhes e desafios da economia brasileira e o papel do PBM no processo de transição do País para uma economia mais desenvolvida. “Vamos debater a fundo as bases do Plano, levando em conta o cenário global e a situação da indústria brasileira, destacando o que isso significa para a relação Brasil-EUA”, adianta Borges Lemos.
O seminário é promovido pelo Brazil Institute, que compõe o Programa Latino-Americano do WWIC, e pelo Brazil-U.S. Business Council, organização privada que visa promover a cooperação entre as duas nações. Além da apresentação do presidente da ABDI, o evento contará com manifestações do diretor do Euroasia Group do WWIC, Christopher Garman, e do especialista do Peterson Institute for International Economics, John Williamson, que debaterão o tema sob a mediação do diretor do Brazil Institute, Paulo Sotero.
Diálogo de Inovação Brasil-EUA
Desde 2007 a ABDI trabalha na implantação do Diálogo de Inovação Brasil-EUA, que tem como parceiro americano o Council on Competitiveness, organização que reúne CEOs de grandes empresas, reitores de universidades e presidentes de sindicatos de trabalhadores americanos. No âmbito desse projeto, já foram promovidos dois U.S.-Brazil Innovation Summit (Conferências de Inovação Brasil-EUA) e 13 U.S.-Brazil Innovation Learning Laboratories (Laboratórios de Aprendizagem em Inovação), atividades das quais participaram mais de 1.200 profissionais dos dois países (entre empresários, pesquisadores e altos executivos governamentais).
“Com essa iniciativa, constituímos uma plataforma de diálogo efetiva para gerar novas conexões e projetos de tecnologia e negócios envolvendo organizações brasileiras e americanas”, explica o gerente para Assuntos Internacionais da ABDI, Roberto Alvarez. Nesse momento, a Agência está trabalhando com parceiros nos dois países para fortalecer a iniciativa no período 2012-2014. “O desafio é avançarmos na agenda Brasil-EUA gerando projetos de inovação bilaterais, em sintonia com as diretrizes de crescimento das duas economias e com os desafios do mundo contemporâneo”, completa o presidente da ABDI.
Além do seminário no WWIC, a delegação da ABDI em Washington cumprirá, até o dia 31 de março, uma agenda de trabalho e reuniões com organizações como o Bando Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Council on Competitiveness, Brazil-U.S. Business Council, Global Urban Development, Embaixada do Brasil, dentre outras.
Sobre os Laboratórios de Inovação
Um Innovation Learning Lab (Laboratório de Aprendizagem em Inovação) é um workshop que reúne de 50 a 80 profissionais, durante um dia, para uma conversação moderada sobre tópicos relacionados à inovação e projetos bilaterais de tecnologia e negócios. Todos os participantes são considerados painelistas, de modo que todo o grupo se envolve no diálogo. Os Laboratórios visam: prover visibilidade mútua a oportunidades existentes em ambos os países; fomentar a identificação de parceiros e a estruturação de projetos de tecnologia e negócios; possibilitar a análise comparada de práticas de promoção da inovação; e promover networking.
Serviço:
Seminário: A política industrial brasileira está funcionando?
Data: 29/03/12
Hora: 10h às 12h
Local: 6th Floor Flom Auditorium – Woodrow Wilson Center – Ronald Reagan Building
End.: 1300 Pennsylvania Ave, NW, Washington, DC 20004
Mais informações: brazil@wilsoncenter.org
Fonte: Assessoria de Comunicação Social ABDI