Governo e centrais sindicais discutem medidas do Brasil Maior

Governo e centrais sindicais discutem medidas do Brasil MaiorBrasília (27 de março) – Representantes de seis centrais sindicais estiveram no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), nesta terça-feira, para discutir o Plano Brasil Maior. Foram debatidos temas como qualificação profissional, manutenção de empregos e medidas voltadas ao setor automotivo, ao mesmo tempo em que foram apresentados resultados do plano, lançado pela presidenta Dilma Rousseff em agosto do ano passado.

Participaram da reunião a secretária de Desenvolvimento da Produção do MDIC, Heloisa Menezes, o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland, o diretor-executivo da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Clayton Campanhola, e José Feijó, da Secretaria-Geral da Presidência da República. Do lado das centrais sindicais, estiveram presentes representantes da Central Única dos Trabalhadores, Força Sindical, Nova Central, UGT, CTB e CGTB.

Logística e serviços

Heloisa Menezes destacou que todas as medidas anunciadas no lançamento do Brasil Maior já estão em vigor e seus resultados começam a se avaliados. Como destaques, ela apresentou ações de estímulo ao consumo como a redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados para bens de capital, materiais de construção e produtos da linha branca, além da regulamentação da lei de compras governamentais e novas linhas de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A secretária ainda lembrou que, pela primeira vez no país, logística e serviços foram associados à política industrial. “A indústria, cada vez mais, depende do bom desempenho dessas áreas”.

Outros pontos destacados pelos representantes do governo foram a desoneração da folha de pagamento de setores intensivos em mão de obra e medidas recentes do governo federal para incentivo ao ensino técnico e à profissionalização.

Situação das medidas do Brasil Maior.

Clique para acessar o medidas-atualizadas-19-mar-2012.pdf

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MDIC