Associação de malharias de Imbituva promove mais uma edição da FEMAI

Feira de Malhas de Imbituva acontece até dia 22 de abril, no Pavilhão Francisco Barros; cerca de 150 mil peças devem ser comercializadas no evento, que tem o apoio do Sebrae/PR

O Arranjo Produtivo Local (APL) de Malhas de Imbituva, por meio da Associação das Malharias (Imbitumalhas), promove até o dia 22 de abril, das 9 às 21 horas, a 28ª Feira de Malhas de Imbituva (FEMAI). O evento acontece no Pavilhão Francisco Barros e deve atrair aproximadamente 40 mil visitantes, entre lojistas e consumidores finais de todas as regiões do Paraná, além de participantes de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Na ocasião, será lançada a coleção outono/inverno 2012, que traz como destaque a moda color block, duas peças sobrepostas com cores monocromáticas diferentes. A previsão é que sejam comercializadas cerca de 150 mil peças.

O APL de Imbituva é especializado em malha retilínea em tricô, para inverno e meia estação, voltada para os públicos masculino, feminino e infantil. As peças confeccionadas pelas 31 malharias presentes no evento oferecem versatilidade de uso e combinações, com variedade de cores e modelos. Tons cítricos, como amarelo, fúcsia e azul-céu devem predominar nas minicoleções da estação.

Verli Antônio Moleta, presidente do APL, comenta que as empresas expositoras desta edição da FEMAI apostaram nos casaquetos em tricot, que podem ser usados com calças, saias ou shorts. Ele destaca que a produção local mescla máquinas de alta tecnologia, especializadas em corte e modelagem, a uma produção artesanal que agrega valor de customização às peças.

“Para enfrentar a forte concorrência asiática não investimos em quantidade, mas em alta qualidade, inovação, diferenciação e no atendimento dos desejos do mercado. O desenvolvimento de minicoleções permite exclusividade, atualidade e giro rápido dos produtos”, frisa Moleta.

Para que a FEMAI aconteça, é necessário um trabalho intenso de preparação. Desde o reconhecimento do Arranjo, o Sebrae/PR apoia o desenvolvimento do setor de vestuário em Imbituva, promovendo capacitações, treinamentos, viagens técnicas e outras ações durante todo o ano. Além disso, a entidade designa consultores que estimulam o fortalecimento do associativismo e trabalham o desenvolvimento das micro e pequenas empresas do setor.

Cristiano Tossulino Machado, consultor e gestor do APL de Malhas de Imbituva pelo Sebrae/PR, avalia que a FEMAI é uma importante estratégia para alavancar vendas. Ele comenta também que visitas técnicas promovidas pela entidade aos municípios mineiros de Monte Sião e Jacutinga, no início deste ano, contribuíram para ampliar a visão de mercado dos empresários das malharias de Imbituva.

“A FEMAI é o principal evento do ano para os empresários de pequenos negócios do setor e o Sebrae/PR, um dos parceiros, auxilia no planejamento do evento. A Feira gera excelentes negócios e tem um peso importante no faturamento das empresas expositoras”, destaca.

Sobre o desenvolvimento e competitividade das malharias de Imbituva, Moleta explica que o setor recebe consultorias de estilistas que percorrem a Europa e os Estados Unidos, antecipando as tendências de cada estação. “A expectativa de vendas desta edição da FEMAI é bastante positiva, em razão das previsões climáticas apontarem para um inverno mais rigoroso neste ano. Esperamos um incremento em relação ao ano passado”, diz.

Informações sobre o evento estão disponíveis na internet, no http://www.vemprafemai.com.br, no Facebook (http://www.facebook.com/feirademalhasdeimbituva) e no http://blog.vemprafemai.com.br.

Fonte: Agência Sebrae/PR