Planejamento de Curitiba é destaque em palestra na Fiep

principal

Secretário municipal de Planejamento, Carlos Homero Giacomini, apresentou a evolução dos índices sociais de Curitiba a empresários do Paraná na FIEP. Foto:Cesar Brustolin/SMCS

“Em dez anos, Curitiba poderá erradicar a miséria”, com esta afirmação, o secretário municipal de Planejamento e Gestão, Carlos Homero Giacomini, apresentou a evolução dos índices sociais de Curitiba registrados nos últimos anos. Em palestra na manhã desta quarta-feira (18), na Fiep-PR, ele apresentou estratégias de planejamento e mostrou que a produção e a distribuição da riqueza de uma cidade devem estar no topo da lista de prioridades.

Segundo pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, Curitiba é a capital do país que mais reduziu a pobreza, com índice de 65% em seis anos, muito acima da média nacional que é de 42%. Uma das metas da ONU para este milênio é reduzir a pobreza do mundo à metade, no perríodo de 1990 a 2015.

A convite do Conselho Temático de Desenvolvimento das Cidades, Giacomini fez palestra sobre o planejamento de Curitiba e aspectos sobre o desenvolvimento industrial do município e região.

“É muito importante que o setor industrial interaja com o governo municipal. A convergência de objetivos concretiza uma cidade melhor”, comentou o vice-presidente da Fiep e coordenador do Conselho, Hélip Bampi. “Giacomini, além de ser alguém extremamente preparado, nos falou sobre Curitiba com a alma, o que foi muito rico para as discussões do Conselho”, elogiou.

Cidades

O Conselho Temático de Desenvolvimento das Cidades, coordenado pela Fiep, reúne empresários, industriais, representantes de municípios da Região Metropolitana de Curitiba e de várias entidades de classe, além de profissionais das áreas de engenharia e arquitetura.

Criado no segundo semestre de 2010, o Conselho atua como um fórum que promove a integração entre o setor industrial e as administrações municipais, colaborando com a proposição e adequação de projetos das cidades. Desde o ano passado, os integrantes do Conselho se encontram em reuniões mensais.

50 Anos + 50

Giacomini enfatizou a vocação de Curitiba em manter o fio condutor do planejamento da cidade há 50 anos, o que seria uma grande vantagem. “Desde 1962, a cidade pratica um processo de planejamento ininterrupto, reconhecido internacionalmente”, explicou.

Na gestão atual, segundo ele, houve grande inovação, refletida especialmente nos índices sociais. “Curitiba tem o 4º maior PIB do país, a terceira capital que mais exporta, a menor taxa de desemprego do Brasil e a maior renda per capita”, citou.

“A variável mais determinante, o principal fator de influência no crescimento da renda de uma cidade é a educação”, afirmou. Por isso, em sua lista de prioridades que uma cidade deve ter para obter um salto qualitativo estão, ao lado da distribuição de renda, a educação, o desenvolvimento da infraestrutura e a atenção integral à saúde.

Em sua palestra, Giacomini falou também sobre a importância do planejamento e gestão. “Curitiba completa um ciclo de 50 anos de planejamento e estamos nos preparando para os próximos 50”, disse. Projetos recentes, como a implantação do Sistema Integrado de Mobilidade, o Centro de Comando de Operações e o metrô são algumas das inovações previstas para a cidade.

Prêmios

“Os resultados do planejamento de Curitiba, além de serem sentidos no dia a dia da cidade, vieram através de vários prêmios recentemente recebidos”, disse Giacomini. Entre eles, o secretário citou o de Prefeito Inovador, conferido a Luciano Ducci no ano passado pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC) em parceria com Microsoft, Intel e Symnetics; o de Prefeito Empreendedor, oferecido pelo Sebrae; de Melhor Destino Turístico, e o Troféu Ouro que a cidade recebeu no Prêmio Paranaense de Qualidade em Gestão. “É o reconhecimento público do trabalho feito na cidade”, comentou.

Fonte: SMCS