Curitiba – O SENAI do Paraná certificou nesta terça-feira, 17 de abril, em Adrianópolis, 72 alunos que concluíram os cursos de nivelamento e aperfeiçoamento em armação de estruturas. A capacitação faz parte de um convênio firmado entre o SENAI, a empresa Margem Cimento e a prefeitura de Adrianópolis para um programa de qualificação dos trabalhadores que irão atuar na nova unidade da empresa no município.
“Este é um bom exemplo que mostra a importância das parcerias público-privadas. Temos a Margem Cimento, a prefeitura e o SENAI trabalhando juntos para desenvolver uma região com os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado”, disse o diretor regional do SENAI, Marco Secco.
O presidente da Supremo Cimento, Alessandro Eichstaedt, reforça o compromisso da empresa em empregar trabalhadores locais para contribuir com o desenvolvimento do município. “Essa parceria com o SENAI está possibilitando o treinamento e a profissionalização dessa mão de obra local, municipalizando os recursos em Adrianópolis”.
A nova fábrica de cimento entrará em funcionamento no início de 2014. A previsão é de que, durante as obras de implantação, sejam empregadas 700 pessoas. Quando entrar em funcionamento, a fábrica terá cerca de 250 funcionários. “Vamos dar preferência para trabalhadores da região e para aqueles que foram qualificados pelo SENAI”, explica Eichstaedt.
Os cursos de nivelamento e aperfeiçoamento em armação de estruturas fazem parte de um programa de capacitação que terminará em 2013, com o curso de qualificação em pedreiro. Na segunda-feira, 23 de abril, terá início a terceira fase do programa, oferecerá o curso de aperfeiçoamento em carpinteiro. A coordenação do programa de qualificação é do SENAI Cietep, com apoio da unidade de Rio Branco do Sul.
Adrianópolis – Situada na região do Vale da Ribeira, divisa entre os estados do Paraná e São Paulo, Adrianópolis está entre os municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Paraná. Segundo o prefeito, a cidade já abrigou uma grande empresa, a Plumbum, quando chegou a ter 14 mil habitantes. Hoje, Adrianópolis tem pouco mais de 6.300 habitantes.
Além da geração direta de empregos, com formação de mão de obra, a parceria também irá colaborar com o desenvolvimento da cidade e a municipalização dos recursos, gerando renda e movimentação da economia na própria cidade.
Fonte: Agência CNI/FIEP