Tecpar cria unidade de cursos de qualificação profissional

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) acaba de criar uma nova unidade, dedicada à oferta de cursos de formação profissional para estudantes e trabalhadores. O Tecpar Educação aproveitará o conhecimento acumulado pelo instituto em cursos presenciais e a distância, que serão definidos nos próximos três meses – período em que será feito um trabalho de prospecção em indústrias e instituições de ensino, para adequar o programa às necessidades do mercado.

A coordenadora do Tecpar Educação, Eliane Terezinha Vieira Rocha, diz que os cursos vão preencher lacunas da formação profissional. Segundo ela, a ideia é utilizar as competências desenvolvidas nos seis centros mantidos pelo Tecpar – entre eles os de Engenharia de Sistemas Inteligentes, de Análise e Ensaios Tecnológicos e Medições Industriais. Elaine cita metrologia, inspeção veicular e energias renováveis como possíveis áreas para os cursos. “O conteúdo será definido a partir do planejamento e da necessidade do mercado de trabalho”, explicou.

A criação oficial do Tecpar Educação ocorreu durante a 42.ª reunião ordinária do Conselho da Administração do instituto, realizada na semana passada. “É um momento importante em que uma instituição tradicional passa a exercer formalmente uma de suas atribuições e compartilha com a sociedade o conhecimento acumulado em décadas de pesquisa”, destacou Alípio Leal, secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e presidente do Conselho do Tecpar.

Para produção dos conteúdos e das aulas poderão ser feitas parcerias com instituições de ensino. Nesse primeiro momento, a prioridade será qualificação profissional, para ensino superior e médio. “Nossa intenção não é concorrer com outras entidades que trabalham no apoio à formação profissional, mas atender a demandas das empresas e mesmo das universidades”, comentou Elaine.

ESTRUTURA 

Durante a reunião do conselho, o secretário ressaltou os esforços da diretoria do Tecpar, composta por funcionários de carreira, para atingir a autossuficiência até 2016. “Contamos com o apoio do governador Beto Richa para diversificar as áreas de atuação e aproveitar oportunidades de receita dentro do próprio governo”, disse o secretário.

Ele citou como exemplos a parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para controle da qualidade do asfalto e com a Secretaria de Estado da Educação, para o controle da qualidade da merenda escolar, que já está sendo considerado modelo para outros Estados.

Fonte: ANPr