Edson Campagnolo se reuniu também com o prefeito do município. Encontros fazem parte de programação de visitas institucionais em todas as regiões do Estado

Campagnolo (ao centro), durante visita à unidade de metalurgia industrial da Bosch
O presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, visitou nesta quarta-feira (2) o município da Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba. Campagnolo conheceu as instalações de três indústrias da cidade e se reuniu também com o prefeito Paulo Furiati. Os compromissos fazem parte de uma programação de visitas institucionais que o presidente da Fiep vem fazendo em todas as regiões do Estado desde o início deste ano.
“Visitas como esta estão de acordo com o princípio de nossa gestão à frente da Fiep, de aproximação com as indústrias e os sindicatos empresariais do Paraná”, afirmou Campagnolo. Furiati, por sua vez, ressaltou a importância do encontro para o município. “Venho acompanhando a gestão de Campagnolo e percebo que ela é muito ativa. Tanto que é a primeira vez que recebemos oficialmente no município a visita de um presidente da Fiep”, destacou.
Na Lapa, a primeira visita a indústrias foi à unidade da Seara. Instalada no município há 36 anos pela empresa Da Granja, a fábrica foi adquirida pela Seara há 3 anos. Atualmente, conta com 2.350 funcionários, abate 175 mil frangos por dia e produz 400 toneladas de congelados por mês. Do total da produção, 35% são voltados para o mercado interno, 35% exportados para a Europa e 30% destinados a outros países.
Durante a visita, representantes da empresa falaram sobre as dificuldades para a contratação de mão de obra qualificada, apontando a necessidade de investimentos em automação. O Sistema Fiep, por meio das unidades do Senai instaladas na região, fará um diagnóstico da situação da empresa a fim de propor soluções para o problema. Além disso, a empresa mostrou interesse em implantar o Cartão Sesi, pelo qual os funcionários têm acesso a atendimento odontológico. O Sesi também vai realizar um diagnóstico de saúde e estilo de vida dos trabalhadores.
Em seguida, Edson Campagnolo visitou a unidade de metalurgia industrial da Bosch, também instalada na Lapa. A empresa fabrica entre 400 e 500 toneladas por mês de equipamentos de grande porte para caldeiraria. A maior parte da produção – cerca de 90% – é destinada ao mercado interno, atendendo indústrias de setores como papel e celulose, alimentos, química e petroquímica e saneamento. Os 10% restantes são exportados, principalmente para países do Mercosul.
Encerrando a programação, o presidente da Fiep visitou as instalações da Potencial Biodiesel, empresa que deve começar a operar no município em até três meses.
Desindustrialização
Para Campagnolo, conhecer o dia a dia das indústrias paranaenses é fundamental para pautar o trabalho da Federação. Ele afirma que, a cada visita, ficam mais claras as dificuldades encontradas pelo setor industrial brasileiro, que precisa superar inúmeras deficiências para manter a produção. “Com essas visitas, percebemos na prática os efeitos do processo de desindustrialização que o país vem atravessando”, disse.
Campagnolo relembrou que, devido a esse processo, trabalhadores e empresários se uniram, no início deste ano, no Grito de Alerta em Defesa da Produção e do Emprego. A mobilização, que teve abrangência nacional, já alcançou resultados, com o anúncio pelo governo federal de medidas de incentivo à indústria. Mais informações sobre o movimento estão no site http://www.gritodealerta.org.br.
Fonte: Agência FIEP