Ciclofaixa deixa as pedaladas mais seguras na Marechal Floriano

principalA ciclofaixa na Avenida Marechal Floriano Peixoto mudou a rotina de mobilidade nos bairros Hauer e Boqueirão. Vários ciclistas que se deslocam de casa para o trabalho ou para fazer passeios utilizam a faixa exclusiva para bicicletas. A ciclofaixa liga o viaduto da Linha Verde ao terminal do Carmo.

Nos dois lados da canaleta do expresso, a via exclusiva para as bicicletas tem pintura na cor vermelha e é separada por tachões das pistas dos veículos. Nas proximidades das estações-tubo dos ônibus foram instalados bicicletários, para os ciclistas que quiserem seguir o restante do trajeto de ônibus.

Basta estacionar a bicicleta e embarcar no ônibus. A cobradora Nadir Kresko, que trabalha na estação Hipólito da Costa, afirma que a ciclofaixa tirou muitos ciclistas das canaletas. “Tem alguns que ainda andam na canaleta, mas a maioria vai pela ciclofaixa”, disse Nadir.

“Tem um senhor, inclusive, que vem de bicicleta até aqui o tubo, deixa a bicicleta estacionada no bicicletário, e segue de ônibus até o Centro”, explicou.

As canaletas são vias exclusivas para ônibus. Veículos oficiais, como ambulâncias e viaturas policiais, podem usar a canaleta em caso de emergências. A circulação de bicicleta é proibida, pois pode causar acidentes.

O projeto da ciclofaixa da Marechal Floriano é seguir com a via exclusiva para ciclistas até o município de São José dos Pinhais, na região metropolitana. A obra faz parte da segunda etapa de revitalização da Marechal Floriano, que integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa.

A primeira parte da ciclofaixa, do viaduto da Linha Verde até o Terminal do Carmo, já trouxe mais segurança para os ciclistas e motoristas. O casal Diego Fabrício da Silva Marques e Alessandra Correia mora no Hauer e sempre que saem de bicicleta usam a ciclofaixa.

“Desde que começou a funcionar a ciclofaixa estamos usando. Gostamos bastante e ficou mais fácil para se deslocar”, disse Diego. Alessandra também gostou, mas diz que ainda falta um pouco de conscientização para alguns motoristas. “Alguns motoristas param em cima da ciclofaixa e não respeitam o espaço das bicicletas”, contou.

Carlos Luis Neves mora no bairro Capão da Imbuia e quando visita familiares no Hauer utiliza a ciclofiaxa. “Antes eu andava pela canaleta, agora só ando na ciclofaixa. Ficou bom e mais seguro para nós andarmos de bicicleta”, disse. O taxista José Pedro também aprovou o espaço exclusivo para bicicletas. “Ficou excelente, bom para os ciclistas e para nós motoristas. O trânsito ficou mais seguro”, disse.

Incentivo à bicicleta 

A Prefeitura de Curitiba tem incentivado cada vez mais o uso das bicicletas como meio de transporte e para lazer. Desde o ano passado foi criado o circuito Ciclofaixa de Lazer, um trajeto de 4 quilômetros pelas ruas centrais da cidade que acontece todos os domingos. O circuito conta com agentes da Secretaria Municipal do Trânsito e monitores da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude orientando o trânsito e os ciclistas.

Todas as terças-feiras à noite também são realizados os passeios do Pedala Curitiba, com percursos de 14 km a 20 km. Todo o passeio conta com orientação de trânsito, com cruzamentos fechados e segurança para os ciclistas.

Além dos passeios, Curitiba é uma das cidades com a maior malha cicloviária do Brasil. São cerca de 120 quilômetros de ciclovias, extensão que representa aproximadamente a soma das ciclovias de Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte e Florianópolis.

Projetos 

A avenida Comendador Franco (avenida das Torres) será toda revitalizada para a Copa do Mundo e ganhará 20 quilômetros de infraestrutura cicloviária. As obras integram o pacote de requalificação do Corredor Aeroporto/Rodoferroviária, financiado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa 2014.

Previsto no Plano Diretor, o projeto para esse eixo prevê a implantação de infraestrutura cicloviária nos dois lados da avenida das Torres, com sentidos opostos, totalizando 20 quilômetros no trecho até a divisa com São José dos Pinhais.

O primeiro trecho da Linha Azul do Metrô Curitibano, entre a CIC/Sul e Centro da cidade, também abrirá espaço para bicicletas. Parte das canaletas do eixo Pinheirinho/Santa Cândida serão transformadas em ciclovia, num trecho de quase 13 quilômetros. Outra rua que ganhará estrutura cicloviária é a avenida Salgado Filho. As obras de revitalização estão previstas para começar neste ano.

Fonte: SMCS