Projetos para micros e pequenas serão apresentados na Paraíba

Brasília – Iniciativas bem sucedidas para aumentar a competitividade de micros e pequenas empresas em todo o país serão apresentadas na próxima semana em João Pessoa, na Paraíba. De 14 a 16 de maio, 50 gestores do Programa de Apoio à Competitividade das Micros e Pequenas Empresas (Procompi) estarão reunidos na capital paraibana para o 2º Encontro Nacional de Gestores do Procompi, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPA) com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Durante o evento, esses profissionais trocarão experiências e conhecerão alguns dos 87 projetos em andamento na quarta fase do Procompi, que começou em 2010 e vai até 2013. Nessa etapa, serão beneficiadas 2.200 empresas em todo o país.

Entre os setores beneficiados que serão apresentados no encontro está o de madeira e móveis da Região Metropolitana de Goiânia. Lá, o trabalho é feito com 25 empresas associadas ao Sindicato das Indústrias de Móveis e Madeira no Estado de Goiás (Sindmóveis). Além de qualificar gestores e melhorar os resultados financeiros das empresas participantes, o Procompi desenvolverá um programa de gestão ambiental e melhorias no processo produtivo.

Outro caso apresentado será o do arranjo produtivo local do Vale Têxtil Itaporanga, na Paraíba, onde também serão beneficiadas 25 empresas. Entre as ações, estão serviços de consultoria para melhorar a capacidade produtiva, tecnológica e inovadora das empresas.

O Procompi tem o objetivo de aumentar a competitividade e internacionalização das micros e pequenas empresas. Foram concluídas três fases do programa, em que foram realizados 242 projetos que beneficiaram, ao todo, 4.820 empresas.

Fonte: Agência CNI