“O Governo brasileiro tem a premissa de favorecer os projetos que tenham características estruturantes, ou seja, que possam trazer desenvolvimento, formação profissional e melhoria socioeconômica das populações por eles afetadas”, afirmou o Secretário-Executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, em audiência com o Ministro de Estado honorário dos Países Baixos, Ruud Lubbers.
O ministro dos Países Baixos veio ao Brasil para aprofundar as relações com o Brasil, principalmente na área de energia. Lubbers aproveitou o encontro para apresentar a Zimmermann um projeto que está sendo desenvolvido de associação de biomassa (pellets de madeira) com carvão mineral para geração de energia elétrica, numa proporção de 25%, mas que pode chegar até a 50%. Segundo ele, o objetivo do projeto é reduzir as emissões de CO2.
O Secretário-Executivo do MME disse ter interesse em conhecer melhor o projeto e aproveitou para reforçar a posição brasileira de diminuir as emissões de gás carbônico. De acordo com ele, o Brasil assumiu em Copenhagen o compromisso não somente de manter a fração renovável matriz, mas também de diminuir as emissões em outros setores.
Foto: Francisco Stuckert/MME
Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia