Conselho de Comércio do Brasil Maior consolida Agenda Setorial

Conselho de Comércio do Brasil Maior consolida Agenda SetorialBrasília (15 de maio) – O Conselho de Competitividade de Comércio do Plano Brasil Maior consolidou em reunião realizada ontem (14) a Agenda Setorial que irá orientar a discussão sobre novas medidas para a área. Coordenado pelo secretário de Comércio e Serviços, Humberto Ribeiro, o grupo estabeleceu como temas prioritários, entre outros, qualificação e capacitação de recursos humanos, adoção de etiquetas inteligentes para o varejo e o atacado, redação do novo Código Comercial Brasileiro, levantamento e disseminação das oportunidades de financiamento do setor e incentivo à internacionalização das marcas de varejo do país.

Conforme o secretário, essas ações darão um choque de competitividade no comércio, principalmente em relação ao capital humano, apontado como o grande gargalo do setor em diagnóstico elaborado pelo grupo em parceria com a Agência Brasileira do Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). “Com base no diagnóstico é que foi formulada ontem a agenda a ser submetida ao ministro Fernando Pimentel”, explicou Ribeiro.

Além do reforço à qualificação, as discussões no conselho terão como norte a satisfação do cliente. O secretário citou o exemplo da etiqueta inteligente (ou eletrônica), que melhoraria a governança de preços entre gôndola e caixa. “O consumidor não enfrentará mais a situação de ver um preço na gôndola e outro no caixa. Além disso, há outros ganhos imediatos: a rastreabilidade de produtos, vigilância sanitária mais efetiva, ao melhorar as condições de gestão de validade de produtos, e melhoria na gestão dos estoques no atacado e no varejo”, elencou. O Conselho estudará a melhor forma de adotar a tecnologia.

Quanto ao novo código, segundo o secretário, o objetivo é amadurecer as relações de mercado e de consumo, de forma a facilitar o empreendedorismo e elevar também o bem-estar do consumidor. Medidas sobre financiamento e internacionalização a serem discutidas no âmbito do colegiado ficarão sob coordenação, respectivamente, do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Participaram da reunião, representantes da Força Sindical e da União Geral dos Trabalhadores (UGT), além de mais de 20 dirigentes de instituições ligadas ao setor de comércio. Entre eles, os presidentes do IDV (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo), Fernando Castro; da CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil), José Cairoli; da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), Luiz Fernando Veiga; da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Paulo Solmucci; e da Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Materiais de Construção), Cláudio Conz.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MDIC