CNI aplica R$ 4,3 milhões para modernizar os sindicatos

Brasília – A Confederação Nacional da Indústria (CNI) vai destinar até o fim de 2013 R$ 4,3 milhões para projetos de desenvolvimento de sindicatos do setor industrial e de mobilização de empresários, prevê o edital 2012-2013 do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA). O Programa tem por objetivo fortalecer a representação empresarial e incentivar o associativismo.

O edital, lançado no dia 7 de maio último, estabelece que federações em parceria com sindicatos industriais enviem projetos para análise e seleção da Gerência de Desenvolvimento Associativo da CNI até o dia 28 de maio. A entidade apoiará tanto planos de trabalhos, em que federações e sindicatos escolhem ações pré-estabelecidas em uma listagem fixada no edital, quanto projetos criados por iniciativa própria pelas federações e sindicatos.

Entre as ações pré-estabelecidas pela CNI no edital, estão palestras e cursos para a mobilização de empresários, com temas que vão de questões trabalhistas a planejamento tributário. No pacote, os sindicatos contam com oficinas voltadas para a melhoria da gestão sindical até oferta de produtos para ampliar a comunicação com os empresários, como modernização de sites e criação de materiais de apresentação dos serviços dos sindicatos para as empresas.

Já na análise pela CNI de projetos inéditos criados por federações e sindicatos para promover o associativismo e a melhoria da gestão sindical constam, entre outros critérios, a relevância da iniciativa para o associativismo. A CNI analisa também a quantidade de sindicatos envolvidos no projeto e o potencial da ação ser replicada em outros estados.

A extensão a outros estados se deve à possibilidade do projeto de iniciativa própria integrar o menu de ações pré-estabelecidas pela CNI em futuros editais do PDA. Um exemplo de iniciativa absorvida pela listagem foi o Dia do Empresário da Indústria, projeto criado pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES).

O Dia do Empresário Industrial prevê a participação de 200 empresas em quatro horas de palestras, apresenta aos participantes o conceito de associativismo, o papel e resultados alcançados pelos sindicatos e os produtos e serviços oferecidos pelas entidades do Sistema Indústria. “Essa iniciativa mostra ao empresário a importância de se lutar por um ambiente de negócios melhor”, explica a gerente de Desenvolvimento Associativo da CNI, Camilla Cavalcanti.

Criado em 2007 pela CNI, em parceria com as federações de indústria, o PDA promove ainda a divulgação das posições do setor e estimula o engajamento de empresas em ações de defesa de interesses da indústria.

Para mais informações sobre o edital 2012-2013 do PDA, procure a federação de indústrias do seu estado.

Fonte: Agência CNI