Brasília – Uma delegação de especialistas do Fundo Monetário Internacional (FMI) esteve na sexta-feira (18) no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) para discutir a posição econômica brasileira no cenário internacional. A comitiva, chefiada por Vikram Haksar, foi recebida pela secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Lacerda Prazeres, que apresentou dados sobre a balança comercial brasileira.
A secretária lembrou que 2012 está sendo um ano mais difícil para o Brasil no comércio exterior, com um ritmo de crescimento das exportações menor do que no ano passado, mas, ainda assim, acima da projeção mundial. O aumento das vendas externas brasileiras foi de 4,5% no primeiro quadrimestre de 2012, enquanto que a estimativa do FMI para o comércio internacional é de 3,8%.
Na reunião, foi analisada a dinâmica dos mercados internacionais em relação a atual crise econômica nos Estados Unidos e União Europeia. Chamou atenção do membros da delegação o crescimento das vendas brasileiras de manufaturados (de 6% no quadrimestre), inclusive para o mercado americano, neste cenário de recessão. Uma das categorias que despertou interesse nos especialistas foi a de material de transportes, com incremento de 11,8% nas exportações no acumulado do ano.
Acesse a apresentação feita durante a reunião com os especialistas do FMI
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MDIC