Em ofício à presidente Dilma, Richa apóia paranaense para o STJ

O governador Beto Richa enviou ofício à presidente Dilma Rousseff manifestando apoio à indicação do procurador de Justiça do Paraná Sérgio Luiz Kukina para ocupar a vaga aberta no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Na correspondência, Richa destaca a formação de Kukina, sua trajetória profissional e qualificações para o cargo.

A indicação do procurador paranaense também é objeto de uma moção de apoio assinada por todos os deputados estaduais do Paraná, pela secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná, Maria Tereza Uille Gomes, e por várias outras autoridades dos meios jurídico e acadêmico.

A moção destaca que “as qualidades intelectuais, acadêmicas, pessoas e funcionais do doutor Kukina recomendam-no plenamente à elevada investidura para a qual foi indicado pela Corte Superior do STJ”.

O novo integrante do STJ será escolhido pela presidente da República a partir da uma lista tríplice da qual, além do paranaense, fazem parte os procuradores Sammy Barbosa Lopes (Acre) e José Eduardo Sabo Paes (Distrito Federal).

A lista resulta de uma série de quatro escrutínios, aos quais concorreram 52 integrantes do Ministério Público, de vários estados.

Sérgio Kukina tem 52 anos e ingressou no Ministério Público em 1984. Atuou como promotor de Justiça em várias comarcas e atualmente chefia a Coordenadoria de Recursos Cíveis do Ministério Público, em Curitiba. Formado em Direito pela PUCPR, é mestre em Direito pela mesma instituição.

Fonte: ANPr