Representantes da ABINEE estão participando das reuniões dos Conselhos de Competitividade instalados pelo governo, que contam com a participação de diversas entidades empresariais e órgãos governamentais, com o objetivo de elaborar agendas estratégicas setoriais, que conterão proposições de medidas complementares capazes de contribuir, no âmbito da cadeia produtiva, para alcançar os objetivos estratégicos do Plano Brasil Maior.
A entidade está presente no Conselho de TIC e Eletroeletrônicos; de Energias Renováveis; de Petróleo e Gás e de Bens de Capital. Em todos estes casos, a ABINEE apresentou as propostas do setor eletroeletrônico, que buscam o adensamento de cadeias produtivas, o aperfeiçoamento de incentivos, o fortalecimento da capacidade tecnológica entre outros. Os pleitos apresentados pela entidade são exequíveis e podem ser adotados ainda este ano.
Cada conselho foi dividido em grupos de trabalho, sendo que, no caso do conselho de TIC e Eletroeletrônicos, a ABINEE participa de sistemas e equipamentos eletrônicos, componentes estratégicos, de eletroeletrônicos (linha branca, marrom/portáteis) e de aplicações setoriais.
As medidas estão sendo consolidadas pelos coordenadores dos conselhos e seguirão para análise dos comitês executivos, grupos executivos e comitê gestor, compostos por órgãos governamentais responsáveis pela articulação das diversas propostas e posterior implementação. A intenção do governo é apresentar estas medidas em junho, durante a reunião do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI).
Fonte: ABINEE