
A Agência Curitiba de Desenvolvimento assina acordo de cooperação técnica com o Polo Tecnológico de Navacchio, na Itália. Foto: Divulgação
A Agência Curitiba de Desenvolvimento assinou na quinta-feira (24), na capital, acordo de cooperação técnica com o Polo Tecnológico de Navacchio, na Itália. A parceria vai possibilitar ações conjuntas e troca de experiências nas áreas de desenvolvimento econômico, produção e tecnologia.
O acordo foi assinado pelo diretor-presidente da Agência Curitiba, Gilberto Camargo, e o presidente do grupo italiano, Alessandro Giari.
Estavam presentes também a diretora do polo tecnológico de Navacchio, Elizabetta Epifori, o ministro-secretário para a Indústria e Comércio da Região Toscana, Gianfranco Simoncini, e os diretores da Agência Curitiba Evaldo Barbosa, Mauro Rocha e Manoel Tadeu Barcelos.
O grupo de Navacchio faz parte da missão empresarial italiana que está no Brasil desde segunda-feira (21). A missão, com representantes de 250 empresas, veio ao país em busca de novas parcerias de negócio e oportunidades mútuas de colaboração.
Os empresários italianos estão interessados em negócios nos setores aeroespacial, agroalimentar, agroindústria, construção/construção sustentável, alta tecnologia, móveis/acessórios para ambientes coorporativos, comerciais e residenciais, logística e náutica, mecânica, moda e energia.
A programação do grupo italiano, que terminou nesta sexta-feira (25), incluiu rodadas de negócio, palestras e fóruns econômicos nas cidades de São Paulo, São José dos Campos, Santos, Curitiba e Belo Horizonte.
A iniciativa foi promovida pelos Ministérios Italianos do Desenvolvimento Econômico e das Relações Exteriores, pelo ICE (Departamento para a Promoção de Intercâmbios da Embaixada da Itália) e pela Região Marche.
Também contou com o apoio de outras 15 regiões da Itália – Basilicata, Campanha, Calábria, Emília Romana, Ligúria, Lombardia, Molise, Piemonte, Província Autônoma de Trento, Puglia, Sardenha, Sicília, Toscana, Úmbria e Veneto -, do Sistema de Câmaras de Comércio, Indústria, Agricultura e Artesanato Ítalo-Brasileiras e do governo brasileiro.
O acordo entre a Agência Curitiba e o grupo de Navacchio prevê:
> troca de experiências entre o pessoal com a finalidade de garantir ações de transferência tecnológicoe de desenvolvimento local nos territórios de referência;
> troca de experiência entre pessoas que amadureceram habilidades na planificação e gestão de serviços e infraestrutura com a finalidade de sustentar o nascimento e o crescimento de empresas inovadoras (Incubadoras);
> troca de experiências de modelos de integração entre os sistemas da empresa e os centros de habilidade tecnológica (Parques Tecnológicos);
> percursos educativos e informativos nagestão de sujeitos de desenvolvimento local e de serviço a transferência tecnológica (Incubadoras e Parques Tecnológicos);
> ações de intercâmbio e mobilidade do pessoal dos Parques, Incubadoras, Agências de Desenvolvimento;
> ações voltadas para favorecer a possibilidade de interação e integração entre as MPE tecnológicas dos dois Países
> ações voltadas a favorecer o conhecimento das plataformas tecnológicas e/ou de laboratórios de pesquisa disponíveis para facilitar formas de colaboração.
Fonte: SMCS