Ponto de Atendimento permanente é inaugurado no município; empresários constituídos ou não agora têm acesso facilitado a soluções empresariais
Resultado de uma demanda antiga e do interesse e empenho de entidades representativas locais, bem como do poder público, foi inaugurado na última terça-feira, dia 22, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, o Ponto de Atendimento ao Empreendedor.
No espaço, que funciona anexo à Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Campo Largo (ACICLA), os empreendedores e empresários de micro e pequenas empresas, iniciantes ou avançadas, acessam todas as soluções oferecidas pela entidade. Antes disso, os interessados precisavam se deslocar à Capital, para utilizar os serviços.
Eloir Leal, atual presidente da ACICLA, afirmou, durante cerimônia de inauguração, que o Ponto de Atendimento é essencial para o desenvolvimento da cidade. O líder também convocou o empresariado a conhecer e a utilizar o serviço.
“O Ponto de Atendimento é essencial para que os novos negócios sejam iniciados de forma sustentada e também para que as pequenas empresas tornem-se médias e as médias tornem-se grandes. É uma conquista de toda a comunidade empresarial”, frisou Leal.
Miguel Fernando Spack, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Campo Largo e Balsa Nova (Sindivarejista), entende que o Ponto de Atendimento chega ao município em um momento favorável. “A estrutura vai auxiliar o empresário a conseguir identificar questões que não estão indo bem em um negócio. As consultorias, treinamentos e programas vão acelerar o desenvolvimento e o crescimento dessas micro e pequenas empresas”, avalia.
Valdemar José Cequinel, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, reforça a demanda de apoio por parte dos empreendedores do município ressaltando que nos quatro primeiros meses de 2012, a Sala do Empreendedor local recebeu 500 consultas. “Essa é mais uma etapa que contribui para o avanço do município na criação de um ambiente propício ao empreendedorismo, o que gera benefícios diretos e indiretos para toda a população.”
José Ricardo Castelo Campos, gerente regional do Sebrae/PR no centro-sul do Estado, assinalou que o município de Campo Largo é um antigo parceiro da entidade e que sempre acolheu bem todas as propostas em prol do desenvolvimento empresarial. O gerente regional destacou também o interesse da localidade nas questões ligadas ao empreendedorismo.
Campo Largo tem aprovada a Lei Geral Municipal da Micro e Pequena Empresa e mantém uma Sala do Empreendedor, serviço dedicado a orientar e apoiar os empreendedores no registro de suas empresas. “Todo o município que se habilita a implantar um Ponto de Atendimento demonstra dedicação especial ao desenvolvimento das micro e pequenas empresas. Um Ponto de Atendimento ao Empreendedor é uma estratégia pensada para melhorar a capilaridade do serviço de apoio, e com isso estar mais próximo do empreendedor”, explica Castelo Campos.
Iniciar um empreendimento com a análise devida diminui riscos e melhora as chances de sobrevivência e perenidade do negócio, assim como o acesso a informações diferenciadas melhora o desempenho das empresas, independentemente de seu porte. “Esse será o papel do Ponto de Atendimento ao Empreendedor”, reforça o gerente regional do Sebrae/PR, justificando que negócios prósperos e bem geridos têm impacto positivo na melhoria econômica e social de uma região.
O cronograma das atividades do Ponto de Atendimento foi definido pelas entidades parceiras, conforme as necessidades dos empresários locais. “Estas soluções irão contribuir para o sucesso das micro e pequenas empresas e, consequentemente, no desenvolvimento do município”, afirma Jaime Colatusso, consultor do Sebrae/PR.
Atendimento
O Ponto de Atendimento ao Empreendedor de Campo Largo é uma parceria entre o Sebrae/PR, a ACICLA e o Sindivarejista. Entre os serviços oferecidos, estão diagnóstico inicial de empresas, atendimento empresarial, agendamento de consultorias especializadas (em áreas como finanças, gestão de pessoas, planejamento empresarial e marketing), palestras, minicursos, auxílio na abertura de empresas, esclarecimentos sobre legislação e outras soluções para micro e pequenas empresas iniciantes ou avançadas.
O serviço funciona na Rua Marechal Deodoro, 957. O atendimento ao público ocorrerá de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 12 horas e das 13 horas às 17h30. O telefone de contato é (41) 3032-9689 .
Fonte: Sebrae/PR