Jardim Botânico – Parque mais visitado de Curitiba e mantido em parceria com a iniciativa privada

principal

Há oito anos o Jardim Botânico, ponto turístico mais visitado de Curitiba, tem a sua manutenção feita pela iniciativa privada. Foto: Valdecir Galor/SMCS

Há oito anos, o Jardim Botânico, ponto turístico mais visitado de Curitiba, tem a sua manutenção feita pela iniciativa privada. Em valores atuais, isso representa uma economia de mais de R$ 690 mil anuais para os cofres da Prefeitura.

Todo o serviço de manutenção, o que inclui limpeza, roçada, pequenos consertos, jardinagem e fornecimento de ferramentas e insumos, entre outros, é responsabilidade da empresa paranaense O Boticário, desde 2008. Nos quatro anos anteriores, uma parceria com a Natura realizava serviços de manutenção no Jardim Botânico.

“Essa é uma parceria que funciona muito bem, com ganhos grandes para o Município e, principalmente, para a população”, diz a bióloga responsável pelo Jardim Botânico, Ely de Moraes Cunha Marcelino. “Sem custos para o Município, o espaço é mantido sempre limpo, organizado e com um paisagismo que é referência”, afirma.

Com área total de 178 mil metros quadrados, o Jardim Botânico é o espaço público mais visitado da cidade, com média de freqüência anual de um milhão de visitantes. No ano passado, foi o destino que registrou maior número de paradas do ônibus da Linha Turismo.

Adoção – A adoção do Jardim Botânico pelo O Boticário foi firmada num convênio em 2008, com possibilidade de renovação anual por um prazo máximo de 60 meses. O valor anual investido em serviços de manutenção é de R$ 693 mil, executado por uma equipe de 16 funcionários, entre roçadores, coletores, varredores e jardineiros.

“Um dos trabalhos mais complexos executados pela equipe é a lavagem das três estufas, que totalizam mais de dois mil metros quadrados, o que exige uma técnica especial”, conta Ely. O serviço é realizado duas vezes por ano.

Na contrapartida da manutenção do Jardim Botânico, a empresa paranaense tem direito a usar a imagem do parque em campanhas publicitárias, além de explorar três grandes painéis internos e pequenas placas de identificações de coleções de flores e árvores.

Fonte: SMCS