Empresários de confecção do noroeste do PR participam de Feira do Empreendedor no MS

Sebrae/PR e Sebrae/MS, por meio do Comércio Brasil, promovem aproximação de empresas entre os estados, a fim de favorecer a comercialização; evento acontece de 1º a 3 de junho

Representantes de três micro e pequenas empresas de confecção de Maringá e Cianorte vão participar da Feira do Empreendedor 2012 – Mato Grosso do Sul, que acontece de 1º a 3 de junho em Dourados, das 14 às 22 horas. Durante o evento, os empresários do noroeste do Paraná também terão a oportunidade de expandir mercado por meio de rodada de negócios.

A ação foi organizada pelo Sebrae/PR e Sebrae/MS por meio do Projeto Comércio Brasil e do Projeto Polo do Vestuário do Noroeste do Paraná, com o apoio do Arranjo Produtivo Local (APL) de Vestuário de Mato Grosso do Sul.

As empresas convidadas para participar da Feira do Empreendedor 2012 – Mato Grosso do Sul e que confirmaram presença são a Magistral Têxtil, que confecciona tecidos e lingeries; a Etiquetas Nacional, fabricante de etiquetas externas para jeans e acessórios de metal, ambas de Maringá; e a Extex Etiquetas, de Cianorte.

De acordo com o consultor do Sebrae/PR e gestor do Projeto Polo do Vestuário do Noroeste do Paraná, Élvio Saito, esta é uma grande oportunidade para que os empresários encontrem parceiros comerciais, ampliem vendas e mercado, fortaleçam marcas, e evidenciem a qualidade das indústrias do vestuário do noroeste do Paraná que atuam como fornecedoras.

“É uma porta que facilita o acesso a novos canais de comercialização e oportuniza relacionamentos sustentáveis entre pequenas empresas. Na rodada de negócios, os empresários do Paraná encontrarão empresas que confeccionam produtos acabados, ou seja, roupas prontas, e que procuram fornecedores. A negociação, portanto, tem muito potencial para ser bem-sucedida”, acrescenta Élvio Saito.

O coordenador do Comércio Brasil do Sebrae/PR, Marcos Uda, explica que o Projeto organiza, de forma assertiva, o encontro das empresas. “Os empresários do noroeste do Paraná sabem que o Mato Grosso do Sul tem potencial para o vestuário, mas faltam contatos. Então, identificamos empresas em ambos os estados e aproveitamos a Feira do Empreendedor 2012 – Mato Grosso do Sul como canal de comercialização”, esclarece.

Expectativas
Élvio Saito, consultor do Sebrae/PR, salienta que a Feira do Empreendedor 2012 – Mato Grosso do Sul também será uma oportunidade para reforçar que a região noroeste do Paraná é forte não somente em produtos acabados, mas também no fornecimento de matérias-primas para a cadeia produtiva de confecção.

“Estreitar relacionamentos é muito importante. O convite para essas empresas do noroeste do Paraná, por exemplo, partiu de uma missão que representantes do APL do Vestuário de Mato Grosso do Sul realizaram, este ano, no polo de confecções de Maringá e Cianorte. Aqui, eles identificaram fornecedores e buscaram informações sobre tendências”, ressalta.

A gestora do Projeto Comércio Brasil do Sebrae/MS, Fernanda Villalba Lopes, afirma que o Paraná, em especial a região noroeste, é referência em confecção e, por isso, convidaram os empresários paranaenses para a Feira do Empreendedor 2012 – Mato Grosso do Sul.

“Além da troca de informações, esperamos fortalecer as parcerias iniciadas durante a missão e obter materiais diferenciados para melhorar os nossos produtos”, reforça a gestora. Fernanda Lopes acrescenta ainda que outro objetivo é incentivar os empresários de Mato Groso do Sul a terem uma visão empresarial mais estratégica e holística.

Oportunidade ímpar
O empresário da Etiquetas Nacional, Julio Stelmathuk, é um dos que receberam o convite para participar da Feira do Empreendedor 2012 – Mato Grosso do Sul. Contente, ele afirma que vai divulgar a empresa e aproveitar ao máximo as oportunidades durante a rodada de negócios. “Mato Grosso do Sul é uma região que ainda não tenho representante, por isso, será um momento muito oportuno”, enfatiza.

Além das rodadas de negócios, a Feira do Empreendedor 2012 – Mato Grosso do Sul também vai contar com mais de 70 expositores de diversos setores, 130 capacitações e consultorias. A expectativa do Sebrae/MS é realizar 15 mil atendimentos, capacitar mais de 5 mil pessoas, receber oito mil visitantes e gerar mais de R$ 1 milhão em negócios.

Comércio Brasil
O Comércio Brasil foi criado pelo Sebrae Nacional para proporcionar a aproximação das micro e pequenas empresas dos canais de comercialização, como redes de varejo, representantes comerciais, atacadistas e distribuidores. Além disso, o Projeto faz prospecção de negócios, pesquisa de mercado e incentiva as empresas a participarem de feiras e eventos que aumentem a visibilidade dos produtos, tanto em mercados locais como nacionalmente.

O trabalho é realizado por meio de uma rede de agentes de mercado, que são profissionais especializados em identificar e selecionar oportunidades de negócios adequados aos interesses dos empresários. Para isso, os agentes realizam um diagnóstico que identifica o grau de maturação do negócio e prepara a empresa para expandir no mercado. Entre os critérios estão a avaliação do produto, da embalagem, da produção e da logística.

Mais informações podem ser obtidas na Central de Relacionamento do Sebrae/PR, no 0800 570 0800 .

Fonte: Sebrae/PR