
Exercício militar realizado pelo Exército em Paranaguá nesta terça-feira (05) utilizou as instalações do Porto de Paranaguá para a simulação. Foto:APPA
O Exército fez nesta terça-feira (5) exercício militar nas instalações do Porto de Paranaguá. A simulação tem por objetivo verificar pontos estratégicos para a defesa do Brasil, em caso de conflitos.
Participaram da ação 35 oficiais, que foram recebidos pelo superintendente dos portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino. Eles participaram de uma apresentação sobre a infraestrutura portuária e receberam material cartográfico da região. “Fazemos questão de colaborar porque sabemos que exercícios como esses garantem a segurança não apenas das riquezas do país, mas também a segurança dos trabalhadores”, afirmou o superintendente.
Em Paranaguá, o exercício visa garantir a segurança de infraestruturas críticas – como o Porto – que são áreas estratégicas que precisam ter sua ação garantida mesmo num suposto período de crise. De acordo com o major Márcio Dantas, oficial de Comunicação Social do Comando da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército (AD/5), a atividade é um “planejamento para proteção de infraestruturas críticas em Paranaguá, parte de Exercício de Adestramento de Estado-Maior no planejamento de Operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO)”. O exercício recebeu o nome de “Operação Pinheiral”.
EXERCÍCIO
A Operação Pinheiral começou na segunda-feira (4). Nessa primeira etapa, ainda em Curitiba, foi feito o planejamento sobre os mapas fornecidos pela Appa e as áreas foram divididas por unidades. Nesta terça-feira (5), já em Paranaguá, os oficiais fizeram a verificação no local para, em seguida, fazer as adequações do planejamento.
“Os oficiais que hoje estão aqui são todos de planejamento – logística, operacional e de inteligência. Esse planejamento se transforma em um plano de operação, um documento que regula o emprego da tropa”, esclarece o tenente-coronel Cúrcio Neto, oficial de operações da AD/5.
No Porto de Paranaguá, os militares foram acompanhados pela Guarda Portuária. Além das áreas do porto organizado, os oficiais do Exército também estiveram na área da Transpetro. Finalizado o planejamento – o que deve acontecer ainda esta semana – as observações do Exército contribuirão com a segurança tanto do Porto quanto da Petrobrás.
OFICIAIS
O exercício foi acompanhado pelo general-de-divisão Williams José Soares, comandante da 5ª Região Militar e 5ª Divisão de Exército, que subordina as tropas do Exército Brasileiro nos Estados do Paraná e Santa Catarina, e pelo general-de-brigada Walter Nilton Pina Stoffel, comandante da AD/5 e da Operação Pinheiral.
Na operação, participaram o 20º Batalhão de Infantaria Blindado (20º BIB), 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, 5º Batalhão Logístico, 27º Batalhão Logístico, 5ª Companhia de Polícia do Exército, Bateria Comando da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército, e 5ª Companhia de Comunicações Blindada.
Fonte: ANPr