Empresas incubadas na Incubadora Tecnológica de Curitiba (Intec), que funciona no Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), participarão do Projeto New Ventures Fórum, com uma aproximação com a Siemens, formalizada após visita da analista de gestão de inovação da empresa, Bárbara de Andrade Datovo.
O New Ventures Forum busca identificar projetos, na forma de planos de negócios ou start-ups, os quais possam tornar-se empreendimentos promissores. Nesta primeira edição do projeto o foco será, preferencialmente, em projetos aplicáveis às soluções para energia, abrangendo subáreas possíveis, como eólica, fotovoltaica, armazenamento de energia, entre outras, além do processo produtivo de biocombustíveis.
Com duração de seis meses, o programa será encerrado com um evento para avaliação dos projetos e capacitação dos empreendedores, visando um potencial investimento pela Siemens por meio da área TTB (Technology to Business), que atua como um fundo de investimento corporativo em negócios nascentes.
Para participar, os interessados deverão apresentar um sumário executivo de até duas páginas com seus projetos ou negócios que se encaixem no escopo de investimento e capacidade de execução até o próximo dia 15, pelo e-mail ttbx-brazil.br@siemens.com.
Além de toda assistência e suporte profissional na fase de avaliação, os projetos selecionados receberão, em uma primeira rodada de investimento, até U$1 milhão para seu desenvolvimento.
O Brasil é o terceiro país a implantar o New Ventures Forum. O primeiro foi nos Estados Unidos, em Berkeley (Califórnia). O segundo foi em Xangai, na China. A empresa estima receber cerca de 120 projetos, dentre os quais serão selecionadas de seis a dez empresas para participação em um evento final, em setembro deste ano. Nele, os empreendedores terão a oportunidade de defender seus projetos junto aos gerentes das áreas de negócios e os gerentes mundiais da empresa.
Fonte: ANPr