Dilma inaugura Pavilhão da Apex-Brasil na Rio+20

Rio de Janeiro (13 de junho) – A Presidenta da República, Dilma Rousseff, inaugurou hoje no Parque dos Atletas, no Rio de Janeiro, o Pavilhão Brasil, marcando a abertura da Rio + 20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Em discurso, a Presidenta disse que o Pavilhão apresenta exemplos concretos de como o Brasil cumpre com seus compromissos ambientais de forma voluntária. “No Brasil, o meio ambiente não é um adereço. Faz parte da nossa visão de crescer e incluir, tendo a sustentabilidade como um dos eixos centrais do nosso desenvolvimento”, disse.

Da cerimônia de abertura do Pavilhão também participaram ministros – entre eles Fernando Pimentel, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior -, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, e o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Maurício Borges. Coube à Apex-Brasil o planejamento e execução o Pavilhão.

O Pavilhão, planejado e executado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), foi aberto com uma apresentação de dança da Companhia de Aruanda, grupo formado por jovens e crianças moradores de comunidades do subúrbio e da Baixada Fluminense. Em seguida, foi exibido um vídeo intitulado “Transformação”.

O espaço ficará aberto até o dia 24 de junho. Nele, há uma exposição multimídia sobre programas e projetos desenvolvidos pelos ministérios e órgãos do governo federal e serão realizados debates e palestras. A exposição foi organizada em cinco eixos temáticos: Inovação e Produção Agrícola Sustentável; Inclusão Social e Cidadania; Energia e Infraestrutura; Turismo, Grandes Eventos e Cultura; e Meio Ambiente.

No espaço que circunda o Pavilhão, há quatro áreas para exposição de programas de inovação, tecnologia sustentável e inclusão social (como o programa de habitação popular “Minha Casa, Minha Vida” e os programas “Água Doce” e “Cultivando Água Boa”) e de produtos (como o algodão colorido produzido pela EMBRAPA), além da Feira da Sociobiodiversidade. Detalhes sobre os projetos e conteúdos exclusivos poderão ser acessados por smartphones por meio de QR codes.
Fonte: Apex-Brasil – Assessoria de Imprensa