Atacadistas da Ceasa começam treinamento para melhorar qualidade dos produtos

Os atacadistas da Central de Abastecimento de Curitiba estão aderindo ao plano de modernização da unidade do Tatuquara, proposto pelo Governo do Estado. Começou nesta semana a capacitação de 65 empresários que vão receber consultoria individualizada para promover as transformações na área de comercialização, logística e distribuição de alimentos seguros ao consumidor. Na foto, os consultores do Sebrae e diretoria da Ceasa.Foto: Divulgação

Na foto, o presidente da Ceasa do Paraná, Luiz Dâmaso Gusi. Foto: Divulgação

Os atacadistas da Central de Abastecimento de Curitiba estão aderindo ao plano de modernização da unidade do Tatuquara, proposto pelo Governo do Estado. Começou nesta semana a capacitação de 65 empresários que vão receber consultoria individualizada para promover as transformações na área de comercialização, logística e distribuição de alimentos seguros ao consumidor.

O processo de capacitação é feito pelo Sebrae-PR e vai orientar os atacadistas sobre a Implantação das Boas Práticas de Distribuição (IBPD). Esse trabalho vai se estender até outubro. A capacitação será estendida às outras unidades. Pelas centrais de Curitiba, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu e Cascavel são ofertadas à população cerca de 1,7 milhões de toneladas de frutas e hortaliças ao ano.

Esta é mais uma etapa da Ceasa Paraná no Fórum de Desenvolvimento do Agronegócio Paranaense, assinado pelo governador Beto Richa em agosto do ano passado e que tem como metas ações com a iniciativa privada e a construção de uma visão de futuro do setor. Coordenado pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, o fórum pretende fazer do Estado referência em competitividade e sustentabilidade, melhorando a qualidade de vida no campo e na cidade.

PIONEIRISMO 

Segundo o presidente da Ceasa do Paraná, Luiz Dâmaso Gusi, trabalhar com a metodologia de alimento seguro é pioneiro tratando-se de centrais de abastecimento, pontos de convergência da maior parte dos hortigranjeiros comercializados no Estado.

A abertura do processo de capacitação teve a presença de Gusi e da gestora do Sebrae-PR Maria Isabel Guimarães. “Este primeiro grupo marca nova etapa na comercialização da Ceasa do Paraná, com agentes conscientes, que aceitam desafios que irão resultar em segurança alimentar. O mercado consumidor demanda qualidade, e o empreendedorismo desses empresários será reconhecido”, afirmou Gusi.

Os trabalhos estão distribuídos em quatro módulos: Perigos e Higiene Pessoal, Condições Ambientais e Equipamentos, Higiene de Ambientes, Equipamentos e Utensílios, e Distribuição de Frutas, Legumes e Verduras. Cada um dos processos será detalhado em aulas teóricas sobre legislação e procedimentos, seguido por visitas às instalações das empresas participantes.

CERTIFICADOS 

Maria Isabel informou que as empresas que atingirem 80% de conformidade às normas receberão placas identificando a venda de alimentos seguros. O cronograma de trabalho é determinado pelo próprio empresário. “Cada situação será analisada, pois em alguns casos serão necessárias adequações em quesitos como edificações e instalações, e em outros, na manutenção ou calibração de instrumentos e equipamentos”, citou a gestora.

Luiz Gusi informou ainda que a Unidade de Curitiba também integra o programa de capacitação do Sebrae, e passará pelos mesmos processos de consultoria, como as demais empresas.

Fonte: ANPr